PISA, ONDE O TORTO É BONITO!

Bem-vindo à principal atração de Pisa: o Campo dei Miracoli!


Estávamos hospedados em Roma, por isso pegamos o trem para Pisa na estação Roma Termini, que fica pertinho do hotel Suite Dreams, que eu super recomendo, por sinal. Chegue à sua estação com antecedência para você se situar com calma. É fácil saber de onde sairá seu trem pelo número que vem no ticket, mas dá um pouquinho de aflição quando você não está acostumado a fazer essas viagens e vê um montão de números de trens e destinos nos painéis que vão mudando o tempo todo. O seu trem só começa a aparecer no painel quando está perto do horário de partida.




E depois de um pouco mais de três horas de viagem no trem (linha direta), chegamos à estação Pisa Centrale. Fique atento para não perder a estação. E esteja pronto com sua bagagem em mãos para descer do trem, pois as paradas são meio rápidas.




Da estação de trem, pegamos um ônibus que nos deixou perto daqui, da entrada do Campo dei Miracoli (ou Piazza dei Miracoli ou, ainda, Piazza del Duomo). Este primeiro momento é impactante.




E, então, entramos no Campo dei Miracoli (Campo dos Milagres). Aqui, vemos 3 edificações alinhadas. Em ordem: O Batistério (este prédio redondo), o Duomo (o prédio do meio que tem uma cúpula; é a Catedral) e, logo atrás, a Torre (Campanile). Esta praça foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.




La Piazza dei Miracoli é linda!




E ninguém resiste à vontade de tirar esta tradicional foto, "segurando" a torre inclinada. Afinal, turista que se preza paga esse mico. A maioria! rsrsrs




A torre, construída com mármore branco, é muito bonita mesmo. E sua inclinação a torna mais interessante. Não é à toa que é um dos ícones da Itália. Ela começou a se inclinar logo após a sua construção, em 1173, devido a seu solo instável e de baixa compactação.




Não deixe de subir ao topo da torre. É um pouco cansativo, mas a experiência é muito boa! Às vezes, ela se encontra fechada para reformas, o que deve ser uma frustração para os visitantes. Se bem que muitos não têm coragem de subir a torre com medo de sua inclinação, mas, se não fosse seguro, eles não iriam cometer a imprudência de permitir a visitação, não é mesmo? Outros não estão dispostos a subir seus cerca de 300 degraus. Nesta foto, vemos alguns visitantes já chegando quase ao topo da torre.




Muitos ficam descansando sentados no gramado da praça, mas, em algumas áreas, isso é proibido.




Então, resolvi fazer como os outros e sentei um pouco também. Aqui estou em frente ao Duomo, que é a Catedral de Pisa (Duomo di Pisa).




A escultura de Lupa Capitolina na piazza, de frente para a Torre, também é uma atração. Uma loba amamenta os dois irmãos gêmeos Rômulo e Remo. Essa figura é muito famosa em Roma e é um dos símbolos da cidade, pois, segundo o mito, uma loba resgatou os irmãos do rio Tibre e os dois fundaram a cidade. Inclusive você vai achar várias miniaturas dessa escultura sendo vendidas como souvenirs.





Nós já tínhamos comprado pela internet os ingressos para subir a torre. Então, tivemos que esperar pelo horário da visita que tínhamos escolhido, que vem impresso no ticket. E lá fomos nós subir a escadaria que, como disse, tem cerca de 300 degraus. No vídeo, no final desta postagem, mostro uma parte dessa "aventura".




Em um dos andares da Torre, apreciando o Campo dei Miracoli.




Conforme vamos subindo, vamos tendo a oportunidade de entrar nas sacadas da Torre para apreciar a vista. Várias casas formam o panorama deste campo de visão.





Neste ângulo, já vemos o corredor de entrada da praça e as barraquinhas de souvenirs. Observe como a praça estava cheia de turistas.





Estamos quase no último andar da Torre e este é um dos seus sinos.




Outra vista de Pisa a partir do topo da Torre.




Agora, Pisa vista em outro ângulo.





O Duomo (o prédio maior) e o Batistério vistos a partir do topo da Torre. Ter esta vista é uma das melhores experiências que se pode ter em Pisa. E só a aventura de subir a torre já é muito legal. Por isso, não perca essa oportunidade! Não tenha medo porque não é nada demais. A escadaria é estreita, é verdade, você sente a inclinação do prédio, mas, para mim, isso não foi problema. O maior incômodo é o cansaço que você pode sentir, mas se você não tiver nenhuma restrição de saúde, é só subir os degraus devagar e quando você menos esperar, já estará lá, no topo da torre. Você pode ir fazendo umas pausas em alguns andares (e tirar fotos da vista) antes de chegar ao topo.




A Torre também é famosa devido às experiências realizadas por Galileo Galilei, que, “segundo uma tradição, deixou cair duas balas de canhão de massas diferentes de cima da torre para demonstrar que a sua velocidade da descida era independente da sua massa" (Wikipedia). Dentro da torre, nós vimos uma placa em homenagem a Galileo.





O tempo total da visita (já contando com a subida e a descida) é de cerca de 30 minutos. Lá dentro havia uma guardinha controlando o tempo dos visitantes. Afinal, há outros visitantes lá fora esperando sua vez de entrar (as entradas são controladas pelo horário de visita impresso no ticket) e o número de pessoas por grupo é limitado.




O Campo dei Miracoli é pequeno, então, depois das visitas à Torre, Batistério e Duomo, deu tempo para tirarmos muitas fotos, almoçarmos e descansarmos antes de voltarmos a pé à estação de trem.




Este prédio ao lado, à direita, é o Camposanto (cemitério), que abriga túmulos de personalidades importantes de Pisa.




Em frente ao Duomo. O ingresso que comprei na internet para subir a Torre não incluía a entrada no Batistério nem no Duomo. Então, comprei os ingressos no local somente para essas atrações.




O Battistero (Batistério) começou a ser construído em 1153.




No interior da Catedral de Pisa (Duomo). É muito bonita! Mulheres não podem entrar com os ombros de fora. Então, coloquei meu echarpe por cima.




No interior da Catedral de Pisa.




Catedral de Pisa.




O Camposanto é este prédio retangular em mármore.




Agora visitando o interior do Batistério, que é muito interessante. E famoso por sua acústica.




Descansando um pouco em frente à Catedral.




A bonita estátua dos anjos ao lado da Torre. Esta é uma das fotos clássicas de Pisa.




Depois de curtirmos bastante o Campo dei Miracoli, fomos embora pegar o trem de volta a Roma. Entramos numa rua à direita da Torre e seguimos caminhando até chegarmos à estação de trem. Perto do Campo dei Miracoli, há restaurantes bem simpáticos onde você pode almoçar. Escolha um e buon appetito!




Acho que vale muito a pena fazer o trajeto até a estação de Pisa Centrale a pé, pois o turista fica com uma ideia de como é o restante da cidade de Pisa. Então, seguimos caminhando até chegar a esta ponte sobre o Rio Arno.




O Rio Arno também passa por Florença.




Esta é uma das ruas pelas quais passamos no caminho à estação de trem. Já dá uma ideia de como é a arquitetura da cidade.



E, então, chegamos à estação Pisa Centrale. Levamos cerca de 30 minutos. Addio, Pisa!




Neste vídeo, mostro a Piazza dei Miracoli e a vista que se tem de lá de cima da Torre de Pisa. Não poderia deixar de mostrar também a sensação de subir os degraus da torre! Clique e confira!

****************************
Você viajaria por cerca de seis horas num bate-volta para uma cidade cuja atração turística — uma praça com quatro monumentos se conhece em três ou quatro horas? Acredito que muitos não se empolgariam com a ideia, mesmo sabendo que esses são monumentos grandiosos, sendo o mais famoso a Torre de Pisa. Pudera ser ela a mais popular, pois não é uma torre qualquer. Com sua inclinação, parecendo que vai cair, não tem quem não queira erguer seus olhos para ela. E foi para conhecê-la pessoalmente, para junto com os outros turistas também dar a minha mãozinha para ajudá-la a não cair (turista não dispensa essa foto...), que eu nem pensei duas vezes em deixar Roma cedinho a me esperar até a noite. Eu não estava apenas indo ver uma torre, eu estava indo de encontro a um sonho. Aquela torre sempre me intrigava e fascinava quando a via em fotos. Então, foi pra Pisa que eu fui!

Não sendo Pisa seu sonho, mesmo assim, eu diria que vale muito a pena passar seis horas viajando só para sentir o impacto causado pela beleza da Piazza dei Miracoli. Mas muito melhor se você puder encurtar o trajeto até ela saindo de uma cidade bem mais próxima: Florença, por exemplo. Aí o bate-volta dura apenas cerca de duas horas. Nesse caso, você pode até dedicar só a metade do seu dia a Pisa e a outra parte do tempo a uma outra cidade próxima e pequena. Lucca, por exemplo, que fica a somente 30 minutos de trem de Pisa e é muito interessante. Acontece que meu roteiro de viagem, que acabava em Roma e que já tinha passado por outras duas cidades (Paris e Londres), só me permitiu tirar um dia da minha estada na capital italiana para dar uma escapada a um lugar vizinho. Eu poderia ter escolhido Florença para o bate-volta, mas eis aí uma cidade que não se deve cometer o pecado de se ver em somente um dia. Poderia ter ido a Capri, a Pompéia ou a Nápoles (dá até para fazer esses três lugares juntos num tour bate-volta corrido), mas esses destinos não faziam parte do meu sonho. “Então, é pra Pisa que eu vou!”, pensei.

E lá cheguei. E uma das primeiras coisas que pensei quando vi a beleza daquele conjunto arquitetônico foi que não se deve deixar de viver um sonho. Pois a recompensa pode ser ainda maior. Se você também tiver o sonho de conhecer Pisa e estiver na mesma situação (estar em Roma e só ter um dia sobrando), não hesite. Vá até a estação Roma Termini, compre seu ticket para Pisa e aproveite a viagem para descansar, ler ou ouvir uma música. Nada mal se você for ao som de “E pra lá que eu vou!”*

* “E pra lá que eu vou” faz parte do refrão da música O Sol, de Jota Quest.

***************

As atrações da Piazza del Duomo:
Além do Batistério, do Duomo, da Torre e do Camposanto, que mostrei nas fotos acima, há também o Museo del Opera del Duomo (museu da Catedral; abriga obras que lá estavam) e o Museo delle Sinopie (abriga os esboços originais dos afrescos do Camposanto).

Quanto tempo para conhecer a Piazza del Duomo?
Depende se você vai querer visitar todas as atrações ou não. Você pode até só apreciar os monumentos externamente. É o que muitos fazem em excursões que incluem no roteiro “parada em Pisa para fotos”. É uma opção para quem está só de passagem mesmo. Nesse caso, em meia hora você tira todas as fotos. E não precisa pagar para entrar na praça. Somente as visitações internas são pagas. Para fazer todas, você pode levar de três a quatro horas. Entretanto, reserve tempo no roteiro para comprar souvenirs (são tantas barraquinhas vendendo que vai ser difícil você não querer levar nada), almoçar e caminhar um pouco pelas ruas de Pisa.

Parada para o almoço:
Perto da Piazza del Duomo e dentro dela há algumas opções de restaurantes. E para quem quiser gastar pouco e não se incomodar de comer um sanduíche, há até um McDonald's ao lado da praça. Nós almoçamos no Ristorante da Rosemary, na Via C. Cammeo 43, que fica a uma curta caminhada. O restaurante estava bem cheio, mas até que o atendimento foi rápido. Nós não gostamos muito da comida, mas quebrou um galho. Total da conta para nós dois (almoço simples): 41,40 euros.

Viagem de trem Roma - Pisa - Roma:
Comprei as passagens de trem com a Trenitalia pela internet com quase um mês de antecedência. Com a opção de compra "ticketless", basta imprimir o ticket em sua casa e levar no dia da viagem. O ticket vai conter todas as informações da viagem: o destino, o número de passageiros, a data, o horário de saída (o nosso era às 08:07), o horário de chegada (o nosso era às 10:57, mas o trem atrasou no percurso), a classe (classe 2 no nosso caso e ficamos muito satisfeitos), o número do coach (o nosso foi o 4), os assentos (os nossos foram 104 e 106) e o PRN code (que é o código, uma combinação de letras e números). Pagamos a tarifa mini, que é a promocional, a mais barata. Para a ida, pagamos para os 2 passageiros, 50 euros. Para a volta, pagamos 34 euros. O número de assentos para a tarifa mini é limitado, portanto o quanto antes você comprar mais chances terá de conseguir um assento dessa categoria. As vendas abrem somente 90 dias antes da data de embarque. 
Quando você estiver dentro do trem e já a caminho de seu destino, vai entrar um guardinha no vagão e pedir para ver o ticket de cada passageiro. Ele pega o ticket, digita na maquininha dele o código PRN e pronto! É só isso! Mas lembre-se de que esse procedimento é simples assim somente para quem compra a passagem com a opção "ticketless".
Ah, se você não cochilar e se for verão, verá no caminho vastos terrenos com lindos girassóis.

Desembarcando de trem em Pisa:
Depois do desembarque de trem, você pode fazer a caminhada de cerca de trinta minutos até a Piazza del Duomo ou pegar um ônibus. Acho mais interessante deixar para caminhar na volta à estação já que a passagem é barata. Na época, custou 1.50 euros. Você pode pegar o ônibus LAM ROSSA, mas há outros. Pagamos diretamente ao motorista e ele mesmo deu o troco (não há trocador).

Onde fica Pisa?
Na região da Toscana, na Itália.

Dica:
Compre os tickets para a Torre pela internet. Assim você evita a longa fila. Eu imprimi em casa e levei no dia da visita. O ticket vem com o seu nome, número de um documento (identidade ou passaporte), a informação da quantidade de tickets que você comprou, a data da visita, o horário do tour (o nosso foi às 13:20) e o código de barra. Na época (2011), pagamos o preço total de 34 euros (para nós dois). Chegando lá, só precisamos trocar os nossos tickets (que estavam impressos numa folha de papel ofício) pelos ingressos oficiais. Somente os que eles dão lá é que são válidos. Não enfrentamos fila nenhuma para fazer essa troca e nos assustamos quando vimos a fila do pessoal que deixou para comprar no local. E um detalhe importante: como o número de visitas para entrar na torre é limitado por dia e por horário (acredito que seja para não comprometer a construção inclinada e garantir segurança aos visitantes), você corre o risco de ouvir que os ingressos estão esgotados se deixar para comprar lá. Nós só compramos no local os ingressos para entrar no Batistério e no Duomo, mas a fila para essas atrações ficava em outro prédio e estava bem pequena.

Observações importantes:
— Crianças com menos de 8 anos de idade não podem subir a torre.
— Já de posse de seu ticket da Torre comprado pela internet, portanto, já sabendo do seu horário de visita, vá com, pelo menos, 30 minutos de antecedência ao Central Ticket Office ou ao Sinopie Museum (ficam ali mesmo dentro da Piazza) para um funcionário fazer a troca pelo ingresso. O ticket é válido somente para a hora da visita impressa em seu papel. Portanto, não se atrase!
— O número do documento que você informou no site na hora da compra pela internet deve ser o mesmo no documento que você deve mostrar ao funcionário na hora de fazer a troca do ticket pelo ingresso oficial.
— Antes de subir a torre, você é obrigado a deixar suas bolsas no guarda-volumes da Piazza. Mas deixaram meu marido subir com uma pochete. Então, deixamos nessa pochete somente nossos documentos, cartões de crédito e dinheiro. Máquinas fotográficas e filmadoras podem ser levadas.

Sites de interesse:

E-mail oficial para dúvidas sobre visitação à Piazza dei Miracoli:
info@opapisa.it

Data desta viagem:
05/07/11. Portanto, os valores citados neste post estão de acordo com essa época.

Boa viagem!!!

2 comentários:

mumamo disse...

Muito bom seu blog,Regina!Você realmente é uma excelente escritora e uma guia turística de grande
maestria!Parabéns!

Regina Helena disse...

Murilo, muito obrigada pelas palavras! Vi seu blog e adorei as caricaturas! Parabéns! Você é muito talentoso.