Recife (Praia da Boa Viagem), Brasil

Hotel Recife Palace


O Recife Palace fica na orla da Praia da Boa Viagem.


Vista da Praia da Boa Viagem do Recife Palace. Os famosos arrecifes (ou recifes) da praia deram nome à capital pernambucana.



A Praia da Boa Viagem, que se estende por sete quilômetros, é a principal atração do litoral recifense.


Tomar água de coco nesta praia é quase programa obrigatório.


As palmeiras compõem o cenário da Praia da Boa Viagem por toda sua orla.



Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem




Vista aérea da Praia da Boa Viagem em um cartão-postal. Por sua orla, vários edifícios, restaurantes e hotéis.



(Viagem realizada em julho de 1999.)

Praia da Boa Viagem, o nome já diz quase tudo o que esta viagem foi para mim, “quase” porque ter feito uma viagem para a Europa pela primeira vez e na volta ainda ter conhecido esta linda cidade de Recife sem a menor expectativa foi para mim como um presente em uma caixinha de surpresa, foi muito mais que uma boa viagem, foi uma viagem maravilhosa, inesquecível. Como vim parar aqui? O avião que nos trazia de volta de Portugal fazia parada em Recife, mas, devido a uma pane, não pôde seguir viagem. Fomos avisados de que teríamos de esperar em Recife por algumas horas até a chegada de uma outra aeronave. O que, de repente, para algum passageiro pode ter sido falta de sorte, para mim foi uma baita sorte! Conhecer a Praia da Boa Viagem, ficar hospedada nesse meio-tempo no hotel cinco estrelas Recife Palace, almoçar no restaurante desse hotel (maravilhoso buffet, por sinal), e ainda ter tudo isso pago pela companhia aérea, foi ou não foi uma grande sorte?

Verdade que não deu para fazer muita coisa nas poucas horas que passamos na Praia da Boa Viagem, mas o pouco tempo já foi o suficiente para me dar conta que não poderia ficar sem voltar para conhecer melhor essa e outras maravilhas que a capital de Pernambuco deve guardar, como numa caixinha de surpresas. Mas, basicamente (o que já foi muito bom), andamos pelo largo calçadão da praia (encantados com a beleza da orla com suas palmeiras), tomamos água de coco (há muitos ambulantes vendendo), e compramos algumas lembrancinhas na bacana feira de artesanato da praia. Era julho, inverno, mas estava calor e um sol maravilhoso, parecia verão!

Como eu ainda não conhecia nada de Recife, somente depois fiquei sabendo que o principal cartão-postal da cidade é a própria Praia da Boa Viagem, portanto, é aqui o melhor lugar para se hospedar até porque você fica perto de outros pontos turísticos. Pela orla e ruas adjacentes, há um grande número de hotéis (os melhores) e um ótimo comércio. Entretanto, esta praia não é boa para banho devido aos constantes ataques de tubarão. As placas em diversos pontos da orla advertem o perigo. Mas, para mim, o banho não faria falta, pois não seria mais prazeroso do que caminhar pelo calçadão, apreciando uma das mais bonitas praias do Brasil. Observar a movimentação das pessoas (li que o trecho correspondente ao número 3.300 é o mais freqüentado) também é muito interessante. E mais ainda, puxar papo com um dos simpáticos recifenses.

Se Recife ainda não se apresentou a você, espero que um dia você também tenha a sorte de conhecer esta cidade, seja da maneira que for. Melhor ainda se você não precisar esperar por ela, mas já começar a pensar neste lugar como um dos possíveis destinos para suas próximas férias. Ou, pelo menos, como um bate-volta se você escolher Porto de Galinhas para sua viagem. E quem sabe você também acabe rotulando esta cidade de alguma forma positiva, de maneira a expressar o que ela representou para você. O que me vem à mente quando penso o que Recife representou para mim é: Uma caixinha de surpresa!



Nenhum comentário: