Petrópolis, RJ (2ª parte)

Um sábado de muito nevoeiro em Petrópolis...

Escolhi abrir este post com um dos pontos altos da cidade: a Catedral São Pedro de Alcântara.

Uma das maneiras de se conhecer a cidade é através destas charretes. Mas sempre percorremos Petrópolis a pé mesmo.

Universidade Católica de Petrópolis, acompanhada do famoso Relógio das Flores.

Entrada da Casa de Santos Dumont.

A Casa de Santos do Dumont é pequena, mas muito interessante.

E esta é a esquisita escada que leva ao interior da casa.

Vista da varanda da Casa de Santos Dumont.

A sala do primeiro piso da casa do nosso grande inventor.

Os dois andares da casa vistos da varanda.

O telefone da época de Santos Dumont.

Homenagens no caminho à Praça da Liberdade.

Centro de Informação Turística, na Praça da Liberdade.

Estátua em homenagem ao Almirante Barroso.

Um dos cenários mais bonitos de Petrópolis: a catedral vista da Praça da Liberdade.

A Praça da Liberdade é uma gracinha.

Mais estátuas de homenagem na Praça da Liberdade.

Ponte que leva a um restaurante.

Outro cenário de Petrópolis onde a beleza da catedral impera. Neste momento, a neblina começava a encobrir a catedral. Daqui a uma hora mais ou menos, já não se via mais a catedral neste ponto por causa da neblina.

Achei esta linda hortênsia perdida no chão. As hortênsias compõem a flora de Petrópolis. No fundo da foto, uma linda casa da região.

Um close da hortênsia que achei solta no chão. Essas flores são lindas assim.

Caminhando em direção à catedral. O gostoso de Petrópolis é que as ruas são todas bem arborizadas.

O Palácio Rio Negro exibe um lindo jardim.

Um dos aposentos do Palácio Rio Negro. O palácio é residência oficial de verão da Presidência da República.

Retratos dos Presidentes da República no Palácio Rio Negro.

Interior da Catedral São Pedro de Alcântara enfeitada, provavelmente para um casamento.

Foto enquanto eu descia as escadas da catedral. O nevoeiro já se mostrava um pouco mais intenso.

Pracinha simpática esta, pertinho da catedral.

Casa Princesa Isabel, que foi comprada pela princesa em 1876.

Gostou do hotel? Nós nos encantamos pela entrada dele. Só vimos por fora e, depois, na internet. Uma ótima opção de hospedagem de requinte em Petrópolis. É o hotel Solar do Império.

E, como de costume, a Rua Teresa nunca ficou de fora de nossos passeios em Petrópolis. Reparem na neblina.

São tantas lojas de roupa que você pode perder o dia inteirinho na Rua Teresa.

Rua Teresa: o paraíso das compras. Cheio mesmo em dia de chuva e muiiita neblina.

A sexta-feira anterior à nossa ida a Petrópolis tinha sido um dia bonito de sol que prometia um sábado na mesma proporção. No entanto, o sábado amanheceu meio nublado, mas que ainda dava esperanças de que as próximas horas seriam mais atraentes. Pegamos o carro e fomos a Petrópolis como tínhamos combinado, afinal ainda não conhecíamos algumas das atrações que tinham ficado para essa vez. Subindo a serra, encontramos uma neblina pela qual nunca tínhamos passado. Quase não víamos nada, mas, por sorte, o trecho que pegamos assim não foi grande.
Depois de estacionarmos o carro, antes de visitarmos a Casa de Santos Dumont, o sol começava a aparecer e a preocupação com a viagem de volta começava a ir embora. Mas, depois, a chuva fininha voltou. A chuva não atrapalhou muito a nossa visita. Como sempre, passear por Petrópolis é uma atividade que gostamos muito. As fotos provam que o lugar é muito bonito e ainda oferece ótimas compras de roupas na Rua Teresa. Porém, neste dia passamos por algumas horas de terror na volta para casa. Pegamos a estrada com tanta neblina que não conseguíamos ver quase nada mesmo a nossa frente. Um horror! E foi toda a serra dessa forma. Eram quase seis horas da tarde e, portanto, já estava escuro. Imagine escuridão com nevoeiro... Graças a Deus, não nos aconteceu nada, mas fomos muito cautelosos. Foram momentos de tanta tensão que garanto que se soubéssemos que enfrentaríamos a estrada naquelas circunstâncias, teríamos pernoitado em Petrópolis para voltar no dia seguinte, com melhores condições de viagem. Mas tudo vale como lição e como aviso para os inexperientes: quando chegarem a Petrópolis e já depararem com neblina, volte para casa cedo, ainda com luz do dia, o que também já é muito preocupante. Na escuridão, então, nem se fala...