Oliveira do Hospital, Portugal



Muitos pinheiros em Oliveira do Hospital



Cartão-postal da cidade



Cartão-postal mostrando a Igreja Matriz



Minha mãe em uma rua da cidade



Meus pais em outra rua de Oliveira do Hospital


Hotel São Paulo, onde ficamos hospedados
************************************************

Oliveira do Hospital é uma pequena cidade (lá eles chamam de concelho) pertencente ao distrito de Coimbra e possui várias freguesias. A que eu mais freqüentei foi a da Travanca de Lagos. Não é uma região que possa ser considerada como de grande interesse turístico a não ser para aquelas pessoas apreciadoras de capelas antigas (a região tem diversas), visitantes ávidos por um recanto afastado da cidade grande, ou estudiosos à procura de relíquias pré-históricas e de vestígios de colonização romana, já que foi encontrado um anfiteatro romano em uma de suas freguesias. Como eu não me enquadro em nenhum desses perfis, o que, então, me atraiu a essa cidade tão esquecida nos roteiros turísticos de Portugal? A resposta deve ser semelhante a de muitas pessoas que vivem longe de lá, como eu, e decidem visitá-la: é a terra natal de algum familiar. No meu caso, de meu saudoso pai.

Meu pai nasceu em 1930 e veio para o Brasil com 21 anos para tentar uma vida com melhores perspectivas, afinal, na época, o autoritário Salazar dirigia Portugal como Presidente do Conselho de Ministros (gestão de 1932 a 1968). Desde então, meu pai só retornaria a Portugal em 1999, nessa viagem que fez comigo e minha mãe. Cresci ouvindo meu pai dizer que a cidade onde nasceu era muito atrasada. Portugal era um país atrasado e as cidades afastadas do centro muito mais. Dizem que não havia progresso por causa da ditadura de Salazar. Então achei que eu iria encontrar uma cidade parada no tempo. O fato é que, para surpresa minha e de meu pai, Oliveira do Hospital mostrou-se bem desenvolvida. É claro que não esperávamos que estivesse da mesma forma que me pai tinha deixado há tantos anos, mas, mesmo assim, ficamos surpresos.

Fiquei poucos dias em Oliveira do Hospital e não fiz nenhum de seus roteiros turísticos. Entretanto, fiz questão de registrar as imagens de suas ruas, lojas (há um comércio razoável) e pinheiros (há muitos na região). Existem umas lojinhas de artesanato que vendem adornos para o lar muito graciosos com preços convidativos (há um link neste blog nomeado My Souvenir Collection que mostra uma lembrança trazida da cidade).

O que a minha experiência pode contar a respeito dessa cidade é que ela é pacata, mas que oferece possibilidade de compras e lazer. Talvez o melhor programa para quem a estiver visitando seja aproveitar a estada para ir um pouco mais distante, mas nem tão longe, à Serra da Estrela, e comprar seu famoso queijo de ovelha curado. A vista que se tem do seu cume também compensa a viagem. Muitos preferem ir no inverno, para ver a neve e esquiar. Eu não tive tempo de conhecer a Serra da Estrela, mas meus parentes portugueses que lá estiveram recomendam muitíssimo o passeio.

Se você veio parar nesta página porque pretende fazer uma excursão em Oliveira do Hospital, como pôde ver, não tenho muita coisa para contar. Quanto à hospedagem, recomendo o hotel onde fiquei, um três estrelas, de 43 quartos, chamado Hotel São Paulo. Seus funcionários foram muito atenciosos e seus ambientes são bem agradáveis. Com certeza, eu me hospedaria lá novamente. Mas, indico ao meu visitante o seguinte site, que, além de ser o oficial de Oliveira do Hospital, sugere várias rotas turísticas pela cidade, uma pequena introdução à sua história e outras informações:

Dedicado a Heitor, meu pai (1930-2004), in memoriam.


Nenhum comentário: