Fátima e Coimbra, Portugal

Cartão-postal do santuário.


A cidade de Fátima atrai turistas do mundo inteiro.


Entrada da Basílica de Nossa Senhora de Fátima.



Entrada da Basílica de Nossa Senhora de Fátima.



Fátima é um dos mais importantes santuários do mundo dedicados à Virgem Maria.


Aqui está o pedestal com a imagem de Nossa Senhora no local exato onde ela apareceu para os três pastorinhos, em 1917.


O túmulo de Francisco.


 
Um dos prédios da Universidade de Coimbra. Coimbra abriga uma das mais antigas universidades da Europa, que conta com uma biblioteca gigante: cerca de 250 mil obras.


A Universidade foi fundada em Lisboa em 1290 e transferida para Coimbra em 1537.


Faculdade de Medicina de Coimbra.


A famosa torre da Universidade de Coimbra.



O prédio da Universidade, cheio de visitantes.


*******************************************************


O santuário de Fátima. Um lugar que arrepia e impressiona. Pela história, pela grandeza da basílica, pela fé das pessoas. Cada uma dessas pessoas que vai à igreja pedir uma graça ou agradecer tem uma história emocionante para contar. A minha prima, por exemplo, que vive em Portugal, contou uma. Ela orou, pediu à Nossa Senhora de Fátima, e teve a graça alcançada. Meu tio, também português, já peregrinou a pé até o santuário e teve o desejo atendido. Essas foram algumas das histórias que eu ouvi, mas há milhares de outras que desconhecemos e que impressionam. Uma delas, entretanto, todos nós conhecemos e é a mais impressionante de todas: aquela que os 3 pastorinhos contaram ao mundo. Lucia, Francisco e Jacinta viram Nossa Senhora. A primeira vez foi em 13 de maio de 1917 e a última em 13 de outubro do mesmo ano. A última aparição revela uma história muito comovente:

“Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a ‘Senhora do Rosário’ e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra” (SANTUÁRIO DE FÁTIMA, 2009).

Uma vez no santuário, reserve uma parte de seu tempo para conhecer o seu interior e dar atenção especial à Capelinha das Aparições. Os túmulos de Francisco e Jacinta também merecem sua atenção. Guarde a outra parte do tempo para percorrer a área externa e observar a entrada dos fiéis. Possivelmente você verá pessoas no pátio se dirigindo à igreja ajoelhadas. É de comover. Sobrando uns minutinhos (não deixe que faltem), passe em uma loja de souvenirs e leve para casa uma imagem da santa.

Uma atração nas imediações do santuário é o Museu de Cera de Fátima. A visita dura cerca de 20 minutos. Eu não visitei o museu, mas parece ser muito interessante. Confira neste site.

Você tem alguma história de fé para contar envolvendo a Nossa Senhora de Fátima? Gostaria de postar aqui? É só clicar em comentários.

Este é o site oficial do santuário. Aqui podemos ler sobre as mensagens de Nossa Senhora:
http://www.santuario-fatima.pt/portal/
Pulando de uma cidade para outra, Coimbra só entrou neste post porque as poucas fotos que eu tenho não justificariam criar um link só para Coimbra. Foram poucas as fotos porque a parada na cidade foi rápida e restrita a um só lugar.

Toda vez que ouvimos falar da cidade de Coimbra é inevitável pensarmos na Universidade, não é mesmo? E é exatamente para este lugar que as agências de turismo levam seus passageiros quando a cidade consta no roteiro como passagem para outra cidade na excursão. Pelo menos foi dessa forma que aconteceu na viagem que fiz com meus pais pela Abreu.

O ônibus da agência nos levou direto para a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa. A universidade foi fundada em Lisboa em 1290, sendo transferida para Coimbra em 1537. Nós conhecemos a Biblioteca com um guia do local e ficamos deslumbrados com o tamanho do acervo. E tiramos algumas fotos no pátio externo, onde se vê também o prédio da Faculdade de Medicina.

É uma pena quando não conhecemos uma cidade por completo. Tive a certeza de que Coimbra tinha muito mais a nos mostrar quando, depois de visitarmos a Universidade, passamos por uns campos cheios de girassóis; tão lindos que não houve uma pessoa no ônibus que não se admirasse. Não estava preparada para esse “encontro”, por isso não tinha a máquina fotográfica na mão para registrar aquela paisagem inesquecível. Ficou mesmo só na memória. E o ônibus seguiu viagem para o nosso próximo destino na excursão: Lisboa.

Você já viajou a Coimbra e viu atrações além da Universidade? Então, conte-me a experiência!

Sites de interesse:
http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/costadeprata/coimbra/ptcity.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coimbra

Data das visitas: 19 de julho de 1999.

Referência:
SANTUÁRIO DE FÁTIMA. História das Aparições. Disponível em: <http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=2634>. Acesso em: 11 dez. 2009.


Nenhum comentário: