Haia, Holanda

Palácio da Justiça



Jardim em frente ao Palácio da Justiça.



Andando pelas ruas de Haia.


Um estilo interessante de prédio em Haia.



Mauritshuis, renomado museu de arte de Haia.


Área interna do Parlamento.


Nesta cidade está a sede do governo da Holanda.




O Palácio de Binnenhof (Ridderzaal).



A praça do centro histórico.




Nossa visita a Haia (em holandês, Den Haag) foi muito rápida. Se eu me lembro bem, ficamos pouco mais de uma hora caminhando por algumas das ruas de seu centro histórico. Afinal, fazia parte do roteiro da excursão da Europamundo uma breve parada nessa cidade durante o trajeto para Delft (veja no link Delft nosso passeio por essa cidade). As duas cidades são tão próximas que realmente não custaria nada nem tomaria muito tempo fazermos essa parada para respirar um pouquinho dos ares da capital administrativa e política da Holanda. Muitos até se enganam, achando que Haia é a capital oficial dos Países Baixos, mas é a cidade de Amsterdã a dona desse título, de acordo com a Constituição. Haia é a cidade onde residem os reis, é a sede do governo e do parlamento, por isso, também é conhecida como a Capital Real dos Países Baixos. Todas as embaixadas e ministérios estão localizados nessa cidade dita como a terceira maior da Holanda.

Antes de ir para Haia, tudo o que eu sabia dessa cidade é que tinha sido a responsável pelo apelido do jurista, político e jornalista brasileiro Rui Barbosa, a “Águia de Haia”. Rui Barbosa passou a ser chamado dessa forma depois de sua marcante participação na segunda Conferência da Paz, ocorrida em Haia, em 1907, no Palácio de Binnenhof. Ele havia sido nomeado delegado do Brasil para representar o país nessa conferência. Ele expôs suas idéias no evento de maneira tão brilhante que ganhou notoriedade internacional: "O Brasil chamava pouca atenção, pois dele se esperava uma postura de submissão às decisões da grande nação norte-americana. E sua presença passaria até mesmo despercebida não fossem as brilhantes intervenções de Rui Barbosa na maior assembléia diplomática internacional até então realizada" (CHIGA et al, 2008, não paginado).

O primeiro lugar onde a excursão nos levou em Haia foi o Palácio da Justiça (Vredespaleis), que muitos também chamam de Palácio da Paz (aqui acontecem importantes julgamentos). Por causa dos eventos nesse palácio e de todos os outros que envolvem a história política e jurídica da cidade, Haia é conhecida como “a capital jurídica do mundo”. Ou ainda como a “cidade da paz e da justiça”. Não conhecemos o palácio por dentro, o ônibus só parou em frente para tirarmos fotos de sua fachada. Achei o prédio muito bonito, assim como o canteiro cheio de flores coloridas que fica bem em frente aos portões do palácio.

Em seguida, fomos conhecer os prédios históricos que se concentram ao redor do complexo governativo chamado Binnenhof. Caminhamos pela área interna do Parlamento e admiramos as construções antigas. O Palácio de Binnenhof (Ridderzaal), de grande valor histórico, se destaca entre os demais prédios.

Caminhando pelo centro histórico, encontramos também a Casa de Mauricio (Mauritshuis), um dos museus mais importantes da Holanda, onde é possível ver a obra do pintor holandês Johannes Vermeer, a Menina com brinco de pérola. Para quem não conhece a musa dessa pintura, é a moça que aparece no cartaz exposto na fachada do museu que mostro na foto acima. A Casa de Mauricio tem esse nome porque foi a residência de Maurício de Nassau (ele era de origem alemã, mas, no Brasil, era conhecido por este nome), governador da colônia holandesa no Nordeste do Brasil, de 1637 a 1644. Tendo tempo disponível, não perca a oportunidade de ver as obras deste prestigiado museu e depois me conte do que viu. Nem é preciso dizer que eu não tive tempo...

Bem, foi somente isso que vimos em Haia. Quando chegamos à cidade, observamos pela janela do ônibus o famoso lago Hofvijver que, de fato, merece a fama. Naquele instante, a guia nos prometeu levar para uma caminhada ao redor deste lago, mas, como em excursões nem tudo dá para sair como planejado, dançamos nessa. Uma pena. Portanto, se possível, não deixe de conhecer este belo lago. Querendo saber como é, veja esta imagem que encontrei na internet, pois nem mesmo uma foto eu consegui tirar: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_hague_hofvijver.jpg

Também não deixe de visitar o museu ao ar livre chamado Madurodam, que se tornou uma das maiores atrações turísticas de Haia. O que você vai ver lá é uma exposição de miniaturas dos edifícios da Holanda além da simulação da vida nas cidades. Só vim a descobrir sobre esta atração depois da viagem à Haia, mas, de qualquer forma, não teria tido tempo de visitá-la. O seguinte link mostra uma foto desse interessante museu:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Madurodam_pays_bas.JPG

Quando eu vi o Madurodam no site, me lembrei logo do parque Mini-Europe, em Bruxelas, que também mostra miniaturas de várias atrações turísticas. A diferença é que as miniaturas do parque belga representam várias cidades da Europa, inclusive a Holanda (querendo ver fotos do Mini-Europe, clique no link Bruxelas).

Mas, o ideal mesmo, é você pesquisar mais para não perder nenhuma atração em Haia. O pouco que vi foi o suficiente para garantir que vale a pena conhecer a cidade, principalmente pela proximidade com Amsterdã.

Referência:

CHIGA, Márcia Vaitsman et al. Rui Barbosa: justiça e liberdade. Supervisão e edição de texto e imagem: Emporium Brasilis. Videoimagem/Tabuleiro da Baiana, 2008. Disponível em: <http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/periodo3/lamina17/index.htm>. Acesso em: 18 dez. 2008. Não paginado.

Nenhum comentário: