Val de Loire, França

Bem-vindo ao Jardim da França!



À entrada do Château (Castelo) de Chambord, onde há restaurantes e lojas.



Cartão-postal do Château de Chambord.



O esplendor real é notado assim que avistamos Chambord, o maior castelo do Vale do Loire. Ele conta com 440 salas.



Este é o exuberante caminho que nos leva a outro castelo de Vale do Loire: Chenonceau.



Depois de andarmos pelo bosque, deparamos com o Château de Chenonceau.



O castelo de Chenonceau foi construído sobre o rio Cher.




Chenonceau é chamado de Castelo das (Sete) Damas.



Ele é conhecido como o “Jardim da França” por causa de seus bosques e jardins, e também como o “Vale dos Reis” por ter sido, na Idade Média, a região preferida dos reis. Refiro-me a um lugar da França, que começa a 60 km de Paris, formado por cidadezinhas às margens do rio Loire, famosas por exibirem um conjunto de grandiosos castelos medievais muito bem preservados. “Ele” se chama Vale do Loire (ou Val de Loire), um Patrimônio da Humanidade.

Todos os châteaux (castelos) de Vale do Loire são famosos por sua beleza e opulência, mas dois são, talvez, os mais especiais: Chambord e Chenonceau. Por esse motivo, geralmente estão incluídos nos roteiros dos tours de dia inteiro que partem de Paris. Entretanto, se você estiver em excursão pela Europa, com uma empresa de turismo, provavelmente não terá o dia inteiro para aproveitar os encantos do Vale do Loire porque precisará seguir viagem para outros destinos. Foi o meu caso. A minha excursão (1999), realizada pela Abreu, incluía França, Espanha e Portugal. Depois de três dias em Paris, seguimos no ônibus de turismo para o Vale do Loire e, no mesmo dia, prosseguiríamos até Bordeaux. Daí a razão de nosso grupo só ter tido meio dia para desfrutar do Vale do Loire, ou melhor, para conhecer apenas os castelos de Chambord e Chenonceau. Mesmo assim, o tempo foi curto. São muitos detalhes que merecem ser observados em ambos os palácios, sem contar a linda paisagem verde que os cerca.

Primeiramente visitamos o Château de Chambord, o maior, o mais imponente e o mais famoso dos castelos de Loire. Dizem que sua arquitetura foi concebida por Leonardo da Vinci. Depois, seguimos para o Château de Chenonceau, que teve sua construção supervisionada por mulheres aristocráticas e planejada para que sua beleza se refletisse na água. (Vale a pena ler sobre a história desses castelos nos sites da Wikipedia informados no final do texto.) Ambos os castelos podem ser visitados internamente, aliás, adentrá-los é como entrar numa máquina do tempo.

Há mais castelos no Vale do Loire que merecem sua visita se o seu tempo permitir, como, por exemplo, os de Blois, Azay-le-Rideau, Villandry, Amboise (neste está enterrado Leonardo da Vinci), Saumur, d’Artigny e d’Esclimont, conforme indica a Revista Viaje Mais (2010, p. 30-45). De acordo com a revista, esses são exemplos de castelos que funcionam como hotéis de luxo e oferecem todos os prazeres da modernidade, tais como piscinas e spas. E, é claro, muito requinte. Fiquei encantada com as fotos que a revista expôs do interior e da área externa de alguns desses hotéis-castelos. Ah, há também os de Le Prieuré e de Domaine de Beauvois, cujas suítes são uma tentação (p. 37, 42). O preço da hospedagem? Segundo a Viaje Mais, a diária por pessoa (em 2010) nas acomodações mais simples no Château d’Esclimont, por exemplo, é de 114 a 222 euros. No Château Le Prieuré é de 96 a 173 euros (p. 45). Se você pode pagar pelo luxo, deveria passar alguns dias num desses castelos para poder aproveitar com calma tudo o que a hospedagem e a região do Vale do Loire têm a lhe oferecer. Tenho a certeza de que seria uma experiência inesquecível.

Então, já que estamos falando de uma viagem dos sonhos, com direito a se sentir como um membro da realeza francesa, por que não sonhar um pouco mais alto e sobrevoar de balão a região do Vale do Loire? A Viaje Mais (2010, p. 41) cita duas agências que fazem o passeio: Au Gré des Vents (360 euros para duas pessoas em 2010) e Cie les Passagers du Vent. Se você tiver coragem, embarque nessa!

Referência:
ABREU, Karen. Vale do Loire: lá você é amigo do rei. Viaje Mais, Editora Europa Ltda, ano 8, nº 106, p. 30-45, mar. 2010.


Nenhum comentário: