El Colorado, Chile

El Colorado, uma joia branquinha na Cordilheira dos Andes!



No caminho para El Colorado, você passa pela chique La Parva.



O El Parador de El Colorado.





Pessoal se preparando para deixar a estação, já quase na hora de fechar.



A vista da Cordilheira na estação de El Colorado é magnífica! Só ao vivo é possível enxergar além da foto.



O complexo de El Colorado.



Muita neve em El Colorado!



As lojas na estação de esqui.


Despedindo-me desta vista maravilhosa das montanhas cobertas de neve.



De novo, a estação de La Parva vista, agora, quando voltava de El Colorado.



El Colorado, um famoso ski resort na Cordilheira dos Andes, é visita obrigatória de quase todos os turistas que vão conhecer Valle Nevado. Não somente porque as estações são vizinhas, mas também porque formam juntas com Farellones os Três Vales dos Andes. Essa união trouxe grandes vantagens aos praticantes de esportes na neve, já que eles podem usufruir dos meios de elevação das três estações.

Valle Nevado é a estação que mais atrai os brasileiros, por isso, vive lotada deles. E, por esse motivo também, os tours geralmente os levam primeiro para lá, seguindo depois para Farellones e, por último, El Colorado. Foi exatamente esse o roteiro que fez o guia de turismo da agência chilena Vips Travel, a escolhida por nós para realizar esse passeio. E acho essa sequência a melhor para quem nunca visitou nenhuma dessas estações. Valle Nevado é a maior delas, a mais famosa e a mais bonita. Mas as outras não ficam muito atrás, não. Farellones é excelente para principiantes na neve e para crianças, adolescentes e adultos que querem se divertir muito na neve, sem precisarem necessariamente esquiar, pois oferece atividades como tirolesa e tubing. E o visual do lugar também é lindo, pois tem muita neve. E El Colorado? Bem, dessa estação eu não posso falar muito a respeito porque passei pouquíssimo tempo lá, afinal, sendo a última estação visitada, não daria para sobrar muito tempo para ela. E é exatamente sobre essa experiência curta que tive lá que quero contar.

El Colorado, de até 3.333 metros de altura, impressiona os visitantes pela quantidade de neve. Uma imensidão branca que se expande por muitas pistas da estação (há para principiantes, avançados e experts) acessíveis pelos seus meios de elevação. Eu só precisava absorver esse visual, pois não sei esquiar e não fui visitar a estação com esse propósito. Eu só queria ver neve. Mas nada impede que um dia eu volte para aprender; El Colorado também oferece aulas de esqui para adultos e crianças. Então, tirar fotos da terceira estação de esqui visitada naquele dia já estava muito bom para mim. A única decepção que eu tive foi chegar a El Colorado e não ver os esquiadores praticando o esporte. Em vez disso, estavam eles guardando seus equipamentos. As estações ficam abertas até às 17 horas. Os esquiadores, a maioria jovens e chilenos (El Colorado é a estação preferida deles), colocavam seus apetrechos dentro das vans, prontos para deixar a estação, numa energia que dava gosto de ver.

Logo na entrada da estação de El Colorado, encontramos o El Parador, que, àquela hora, exibia o maior entra e sai de pessoas. O El Parador é um centro de serviços que oferece aluguel de equipamentos e restaurante. Bem, nem tivemos tempo de entrar lá. Nossa ida à estação, devido ao horário, foi somente uma passadinha mesmo; um aperitivo. Mas só pela vista da Cordilheira dos Andes, já valeu a visita.

Pois é, El Colorado é uma joia que fica pertinho de Valle Nevado, Farellones e La Parva, por isso, merece ao menos uma escapada. Mas melhor mesmo é quando você pode usar essa joia tendo bastante tempo para exibi-la em fotos. Entretanto, muitos turistas só têm um dia reservado na agenda para fazer um bate-volta a partir de Santiago, que fica a aproximadamente uma hora de Valle Nevado (é muito mais barato hospedar-se em Santiago do que nas estações de esqui e você tem a vantagem de não ficar trancado dentro de um complexo hoteleiro). Esse foi meu caso. Então, minhas sugestões são as seguintes: se você for a essas estações para aproveitar o visual de cada uma delas e esquiar (ou aprender a esquiar), reserve no mínimo dois dias para isso. Se só tiver um dia e quiser esquiar, escolha entre Valle Nevado e Farellones (a segunda é mais divertida e melhor para crianças, mas a primeira é mais famosa), e deixe uma ou duas horas para curtir o visual de uma segunda estação. Conhecer três estações de esqui num só dia, assim como eu fiz (Valle Nevado, Farellones, El Colorado), é só para quem não vai esquiar porque não dá tempo para isso. Não se esqueça de que você ainda vai ter de entrar em uma loja para alugar roupas e botas apropriadas para a neve (o que toma tempo, pois as lojas ficam lotadas), vai parar para almoçar (almoçamos em Farellones e adoramos; é mais barato do que em Valle Nevado) e vai aproveitar esse tempo para descansar um pouco. Se você alugar as roupas um dia antes e partir cedo para as estações de esqui, vai ganhar um tempo extra que eu não tive, mas terá de pagar por mais um dia de aluguel. Geralmente o pessoal vai às lojas de manhã para alugar as roupas ou equipamentos (uma muito famosa é a Ski Total) e os devolvem no final do dia, após o passeio. Ah, evite os finais de semana, pois as estações ficam lotadas.

Apesar da correria, eu A-M-E-I, com todas as letras, o passeio às estações de esqui do Chile. A paisagem que se vê da estrada é maravilhosa. Se você nunca viu neve, como eu, que nunca tinha visto, vai ficar encantado. O caminho é tortuoso. As 60 curvas fechadas até Valle Nevado podem fazer enjoar, a altitude pode deixar-lhe meio mal (só a quem não está acostumado; meu marido ficou), mas duvido que não volte dizendo que valeu a pena! E, acredite, eu não estava acostumada a nada disso e não fiquei nem um pouco indisposta. Mas cada um reage de uma maneira. Eu só me senti um pouco cansada com a altitude, por isso, caminhava devagar para não sentir falta de ar e correu tudo bem. Tão bem que não vejo a hora de voltar, só que dessa vez para esquiar!

Notas:

— Fizemos contato com a agência de turismo Vips Travel pela internet. Preferimos o tour privativo e pagamos o valor de 160 dólares (valor total para mim e meu marido). Os tours em grupo são, obviamente, bem mais baratos. Nós gostamos muito da Vips Travel e recomendamos. Eles também realizam excursões. O nosso guia gostava muito de conversar, era paciente e divertido. A agência busca o passageiro em seu hotel, leva à loja de aluguel de roupas, depois às estações e, na volta, antes de deixá-lo no hotel, para na loja para devolver a roupa alugada. Outras agências que oferecem o passeio são a Turistour e a Ski Total. Muito famosas, por sinal. Mas, na época, a agência que oferecia tarifas mais atraentes para tours privativos era mesmo a Vips Travel.

— Vimos La Parva somente de passagem porque fica pertinho de El Colorado. É muito bonita e para os mais endinheirados. Há passes interconectados que permitem aos desportistas de El Colorado acesso também às pistas de La Parva.

— Em Valle Nevado, não dá para andar de teleférico se você não for esquiar. Entretanto, ouvi dizer que em El Colorado é possível. Vale a pena confirmar a informação.

— A temporada das estações de esqui chilenas geralmente começa em meados de junho e vai até meados de outubro.

— Data desta visita: 26/07/10.

Sites de interesse:
http://www.elcolorado.cl/

http://www.welcomechile.com/elcolorado/index_p.html

http://www.visitchile.com/


Assista aqui a um pequeno vídeo do caminho de Valle Nevado até El Colorado:



Estes mostram o caminho até Valle Nevado:



E este mostra a estação de Valle Nevado:



10 comentários:

Décio disse...

Regina, Adorei o teu blog. Estou indo para Santiago amanhã-31/05/11 e, foram muito boas as dicas que voce deu. Vão me valer bastante nesta primeira viagem ao Chile.
Adorei os vídeos, SHOW!
Darei notícias depois do retorno.

Regina Helena disse...

Décio, que bom que pude ajudar! Você vai adorar o Chile! Boa viagem e não deixe mesmo de dar retorno. Abraços!

Décio disse...

Voltei e, valeram sim as dicas.
Pena que só começou a nevar no domingo e, subimos para Valle Nevado no sábado...
Foi ótimo. Voltaremos

Regina Helena disse...

É, só em meados de junho é que começa a temporada nas estações de ski justamente para dar tempo da neve dar as caras. Imagino que sua viagem tenha sido ótima mesmo. E eu também quero voltar para o Chile e conhecer Portillo, Torres del Paine, etc. etc. etc. Abraço.

Décio disse...

O problema é que não chovia há bastante tempo. A chuva que começou no sábado a noite trouxe os primeiros flocos... Não dava para voltar no domingo. Segunda viemos embora. Foi bom, pois ficou faltando coisas para fazer e já estamos com voltade de voltar.
Obrigado

Simone disse...

Oi Regina, adorei as dicas , estou indo dia 03-08-11 pra Santiago com meu marido e meus dois filhos, uma de 17 e um de 15. acho melhor ir primeiro pra Farellones(bate-volta) e num outro dia ,Vale Nevado(bate-volta tb)
o q vc acha??? Vale Nevado é bem mais caro como falam? Vc almoçou a onde em Farellones?
obg desde já!

Regina Helena disse...

Oi, Simone! Eu almocei no restaurante do Hotel Farellones (não é preciso ser hóspede). A fachada do hotel você vê na segunda foto da postagem "Farellones" (tem uma placa com "Restaurant" na frente). Lá também mostro fotos do interior do restaurante do hotel. Para falar a verdade, esse foi o único restaurante que vi na estação de Farellones. O visual que se tem de lá de dentro é lindo. Gostei da comida e achei os preços bem razoáveis.
Valle Nevado e Farellones você consegue fazer num mesmo dia em um bate-volta, mas se a intenção é mais do que curtir o visual, o ideal é separar mesmo um dia para cada estação (mas você pode dar um pulinho em El Colorado quando for a Farellones; é bem pertinho). Assim você terá tempo de ter aulas de esqui (se é que precisa)e brincar na neve. Seus filhos vão adorar! Quanto à ordem, se primeiro Valle Nevado ou Farellones, acho que tanto faz. Valle Nevado é mais para esquiar mesmo e Farellones é mais para outras atividades na neve que acho mais divertidas. Não cheguei a comer em Valle Nevado, mas dei uma olhadinha nos preços e constatei que são mais caros. Talvez nem TÃO mais caros, mas são mais caros, sim. Leve um remedinho para enjoo caso vocês enjoem em curvas de estrada (o Dramin é bom, mas pode dar sono). E leve água para beber, pois ajuda se vocês não se sentirem muito bem com a altitude.
Boa viagem para a família! Beijoca.

Regina Helena disse...

Simone, uma correção no meu comentário acima: me lembrei que há outros restaurantes na estação Farellones. São umas casinhas de madeira que ficam bem na área de entretenimento. Porém, são menores, algumas fazem mais o estilo bar/café. Mas essas casas ficam muito tumultuadas, muito cheias, porque ficam exatamente ali, no meio da "muvuca". O restaurante do Hotel Farellones também fica cheio, mas ainda assim é bem mais tranquilo do que as outras casas, pois é só um pouco mais afastado. Bj.

Monica RJ disse...

Olá gostei muito do seu blog! Parabéns!
Eu e meu marido planejamos viajar ao Chile em meados de maio deste ano. Estou na duvida se vale a pena ir a El Colorado porque ainda não estará nevando. Qual a sua opinião?

Regina Helena disse...

Obrigada, Monica. Olha, se você for a Valle Nevado, vale a pena ir a El Colorado, sim, pois as estações são vizinhas. Caso contrário, não acho a visita interessante, pois a neve faz diferença. Mas as estações estarão abertas? Eu preferiria usar meu dia para ir a outros lugares, como a Laguna del Inca (que embora eu não tenha visitado, dizem que é muito bonita), ou a Viña del Mar ou a Valparaíso (dá até para fazer as duas cidades num mesmo tour). Não faltam opções de passeios no Chile! Espero ter ajudado. Beijos e boa viagem!