Stonehenge, Inglaterra

Aqui está a enigmática Stonehenge.



Essas pedras atraem pessoas do mundo inteiro.




A construção das pedras é intrigante.



Tudo parece ter sido cuidadosamente planejado.



Os turistas podem chegar só até um determinado ponto para ver as pedras.




Stonehenge fica no sul da Inglaterra.





O monumento foi provavelmente construído entre 2800 e 1100 a.C.



Existem vários estudos sobre Stonehenge.



A visita foi rápida, mas inesquecível.


Stonehenge, monumento pré-histórico de maior relevância da Inglaterra, é um círculo de pedras cuja origem desafia muitos cientistas. Está localizado no Condado de Wiltshire, sul da Inglaterra, e foi provavelmente construído entre 2800 e 1100 a.C. Pesquisas apontam várias hipóteses: Stonehenge pode ter sido erguido para permitir a observação de fenômenos astronômicos; realizar rituais e sacrifícios; receber seres de outros planetas; reverenciar o sol, entre outras. E foi todo esse mistério o que me instigou a querer ver de perto essas pedras e não tão menos a história contada por muitos que já as haviam contemplado ao vivo. A história de que Stonehenge emana uma energia indescritível.

Cheguei a Stonehenge no ônibus da excursão da agência de turismo inglesa Golden Tours, após visitar o Castelo de Windsor (veja fotos do castelo e texto sobre a viagem clicando no link Windsor). O tempo dado para visitar o monumento foi de aproximadamente 40 minutos. Inacreditável, não é? Tive essa mesma reação que você agora quando a guia falou que teríamos que voltar ao ônibus sem ultrapassar esse tempo, pois ainda iríamos à terceira e última atração do dia: Bath (para saber sobre a nossa visita a Bath, clique no link da cidade).

Primeiro fomos almoçar no pub The Stonehenge Inn, pois já fazia parte do pacote com a Golden Tours. O pub fica perto do complexo do monumento e seu restaurante é bem agradável. Eles oferecem duas ou três opções de refeição e você escolhe uma; depois de alguns minutos o prato já vem pronto para sua mesa. A comida estava gostosinha, o papo estava bom, mas Stonehenge ainda nos aguardava.

Após o almoço, foram mais alguns minutinhos de ônibus até chegarmos à entrada de Stonehenge. Lá eles lhe dão fones de ouvido com explicação gravada sobre o monumento para que você possa entender, na língua que escolher, toda a história que o envolve enquanto o observa. Pelo pouco tempo que eu dispunha, obviamente, nem cogitei pegar esses fones.

Para quem pensa que pode tocar no monumento, é melhor ir perdendo a esperança para não deixar a decepção estragar o passeio. O círculo de pedras é isolado por uma corda para que você não ultrapasse a distância permitida. Mas, talvez você se contente em tocar numa outra pedra, no início do caminho para o monumento, que, segundo nossa guia, é do mesmo tipo das pedras do círculo. Brincando, ela disse que aquela pedra a gente podia tocar, abraçar, beijar... Todos quiseram sentir a pedra, mas só tocando nela, diga-se de passagem.

Continuamos caminhando e, enfim, chegamos perto do monumento, sob chuva e muito vento. Minha viagem a Stonehenge foi muito sonhada, então, nem preciso falar da minha admiração perante aquela obra indecifrável. Enquanto eu a admirava, pensava na pergunta sempre levantada nos documentários aos quais eu assistia sobre Stonehenge: Como explicar a construção com pedras tão pesadas e trazidas de longe em uma época que não havia ferramentas para isso? Bem, era melhor eu não perder tempo pensando nisso; ainda queria tirar muitas fotos e passar na lojinha de souvenirs.

Por falar em tempo de visita, se você fizer questão de passar horas diante de Stonehenge e ainda fazer compras com tranqüilidade, é melhor não ir em excursões de um dia para três atrações. Prefira aquela que lhe leve a dois lugares apenas para que você possa aproveitá-los melhor. Eu tive a opção de ir somente a Stonehenge e Bath pela agência também londrina Anderson Tours, mas preferi aproveitar o máximo de minha estada na Inglaterra conhecendo outras cidades além de Londres. Descobri a Golden Tours pesquisando na internet, depois a vi indicada em um jornal brasileiro de turismo para diversos passeios, o que me fez ter mais confiança na empresa. Fiz a reserva pela internet no Brasil e deu tudo certo. O tempo que a empresa ofereceu para a visita em Stonehenge, de fato, foi muito pouco, mas dentro do possível para que aproveitássemos também Windsor e Bath, pois estes lugares, sim, demandam mais tempo.

Pensando bem, você não precisa de muito mais que uma hora para conhecer Stonehenge. Claro que o ideal é conciliar a observação do monumento com as explicações ouvidas pelos fones, mas ter um pouco mais de tempo do que isto requer já seria o suficiente. A não ser que você tenha estudado sobre a construção das pedras e queira examinar a posição delas, o que seria um outro tipo de contemplação. Por falar em contemplação, sabe a tal da energia inenarrável da qual me falaram? Bem, eu não a senti, somente mesmo a emoção de estar diante de um mistério que parece ser eterno.

Antes de deixar Stonehenge, não abra mão de entrar na loja de souvenirs. Mesmo com os poucos minutinhos que me restavam antes de voltar para o ônibus, consegui adquirir uma miniatura do monumento dentro de um globo de neve.

Bem, tudo o que eu disser sobre Stonehenge será pouco, mas vou dar a dica de dois sites bem bacanas que descobri fuçando na internet e que podem ajudar a quem quiser saber mais dos estudos acerca de Stonehenge:

http://natgeo.uol.com.br/especiais/stonehenge/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge


Se você já foi a Stonehenge, deixe aqui seu comentário sobre a emoção de ver o monumento. Sentiu alguma energia diferente? E se você tem planos de visitá-lo, depois me conte qual foi a sensação!


Nota de atualização: De acordo com a revista Viaje Mais, da edição de nov. de 2009 (ano 8, n. 102, p. 20), sob o título "Mistério de Stonehenge começa a ser desvendado", lê-se que "no começo de outubro [de 2009], a uma distância de pouco mais de 1,5 quilômetro do monumento, foi localizado no condado inglês de Wiltshire, mais um círculo de pedras, o que sustenta a teoria de que as obras são parte de um enorme complexo funerário." A matéria diz ainda que "o achado foi uma surpresa para os arqueólogos e possivelmente é a chave para solucionar esse fascinante mistério pré-histórico."


3 comentários:

Regina Helena disse...

"Mais um círculo em Stonehenge" -este é o título da matéria do Jornal O Globo de 23 de julho de 2010 (Caderno Ciência, p. 40). Eis aqui alguns trechos da matéria: "O achado fica relativamente próximo ao famoso monumento de pedra pré-histórico inglês"; "O círculo recém-descoberto era composto por pilares de madeira [...], dos quais restaram apenas marcas"; "Por que motivo [foi erguido] ninguém sabe e - muito provavelmente - jamais saberá"; "A hipótese mais aceita é que o lugar inicialmente foi um cemitério". O complexo de Stonehenge é mesmo um mistério!

Anônimo disse...

Olá.... Agora em dezembro 16, irei realizar um grande sonho de contemplar este fantástico monumento milenar... só de falar já fico arrepiado. Nem me importo muito com os outros atrativos de minha viagem, Stonehenge é único. Devo esperar muito frio e talvez chuva...tomara que minhas fotos fiquem tão boas quanto as suas... Valeu pela dica, vou preferir uma visita exclusiva na parte da tarde seguindo seu conselho do pouco tempo . Abraços

Regina Helena disse...

Pois é, o tempo que eu tive durante a excursão foi curtíssimo. Mas tive a oportunidade de conhecer Windsor e Bath! Quem tem interesse em contemplar Stonehenge com calma e ouvir as explicações nos fones de ouvido deve reservar mais tempo para o monumento. Acho que uma tarde para Stonehenge está de bom tamanho. Boa viagem!!!!