Penedo, RJ (2ª parte)

O restaurante Parrilla, que serve uma carne saborosa.


Gostamos do ambiente do restaurante Parrilla.

O Penedo Shopping é uma graça.


O Penedo Shopping também é conhecido como o Shopping do Esquilo.



No Penedo Shopping, há muitas lojinhas.


A Casa do Chocolate vende vários tipos de chocolate.



Do lado da Casa do Chocolate fica a Fábrica de Chocolate.


A Fábrica de Chocolate não estava funcionando neste dia.


Nas ruas de Penedo, você encontra muitas lojas de artesanato e doces.


Na entrada desta loja, você se diverte antes das compras.


Andando pelas ruas de Penedo, descobrimos várias lojas e restaurantes.


Uma passadinha no Sorvete Finlandês para uma sobremesa refrescante.


O Shopping Vale dos Duendes também é muito bonitinho.


No Shopping Vale dos Duendes, há lojas de artesanato, doces e roupas.


As prateleiras das lojas (Shopping Vale dos Duendes) ficam muito atraentes com o colorido dos doces.


Ponte do Shopping Vale dos Duendes.


A maioria dos restaurantes em Penedo servem truta.


Opções para o almoço ou a janta não faltam em Penedo.


Uma volta na Pequena Finlândia sempre completa o passeio.



Quando escrevi meu primeiro post sobre Penedo em dezembro de 2008, disse que não demoraria muito e eu voltaria lá. A expectativa se concretizou. É difícil não bater esse desejo em quem passou rapidamente por esse bonito distrito de Itatiaia que, apesar de pequeno, tem muito a oferecer: trilhas, cachoeiras, picos, excelentes restaurantes, lojas (que vendem principalmente artesanato, artigos de decoração, doces e roupas) e pousadas. Foi o meu caso. Nesta segunda visita a Penedo, procurei ir a alguns lugares que antes não tive tempo de conhecer, apesar de ter feito novamente um bate-volta (Rio—Penedo—Rio). Cansativo? Um pouco. Melhor teria sido pernoitar em Penedo em uma de suas aconchegantes pousadas, entretanto, eu consegui ver tudo que queria. Só não fiz os passeios para os atrativos naturais da região porque iria ser “puxado” para minha mãe.

Como da primeira vez, assim que chegamos a Penedo, fomos direto saciar a fome. Sugeri almoçarmos no bem-recomendado Parrilla <http://www.parrillapenedo.com.br/>. O restaurante é famoso pelos cortes bovinos, iguais aos da Argentina. Para quem gosta desse tipo de corte, vai querer ter lá seu lugar cativo. Para acompanhar a carne, porções de batatas fritas, arroz, farofa, entre outras, ficam à sua escolha e estão incluídas no preço. A carne dá de 10 a 5 nos acompanhamentos. O ambiente é bem agradável. A conta pode vir um pouquinho alta, mas, se você gosta do corte argentino, vai pagar com prazer. Como eu não sou uma grande apreciadora de carne, preferi a Casa do Fritz <http://www.casadofritz.com.br/>, que experimentei em dezembro, até porque conta com um cardápio mais variado.

Depois do almoço, voltamos um pouco no caminho para conhecer um lugar que não poderia ficar para trás: o Penedo Shopping. A fachada com um grande esquilo chama a atenção do motorista. O visual é um convite para entrar, mesmo que você não esteja interessado em fazer compras. Se estiver, melhor ainda, pois lá há muitas lojinhas de roupas, artigos esotéricos e artesanato, entre outras. Mas esse é apenas um dos inúmeros lugares para fazer compras. Por exemplo, há também o Shopping Vale dos Duendes, que visitei algumas horas depois e que até me agradou mais, talvez por causa da decoração com aqueles simpáticos duendes. Se tiver tempo, visite os dois shoppings!

Acho difícil, quase impossível, não comprar nada em Penedo, pelo menos, na primeira visita. A não ser que você queira somente praticar ecoturismo. São tantas lojinhas (e tão graciosas), não só dentro dos shoppings, mas também ao longo da Avenida das Mangueiras, que você acaba não tendo mesmo nada de muito diferente para fazer em Penedo do que apreciar o comércio (tirando a opção dos passeios às atrações naturais) e gastar. E comer, é claro. A diversidade gastronômica garante a satisfação. São muitos restaurantes excelentes; além daqueles que eu citei, há outros que também são sempre indicados, caso do Rei das Trutas <http://www.reidastrutas.com.br/> e do Koskenkorva <http://www.koskenkorva.visitepenedo.com/>, este de especialidade finlandesa. Entretanto, há como escapar um pouco da rotina de Penedo, esticando até as proximidades para curtir o Parque Nacional do Itatiaia, Visconde de Mauá e Serrinha.

Penedo também é um lugar propício para descansar, alternativa mais comum para quem já conhece bem a região e dispensa os passeios turísticos. Para essas pessoas, vale mais ficar hospedado em uma confortável pousada ou em um charmoso chalé, curtindo o clima de serra, aquecido por um bom vinho e uma lareira. Muitas hospedagens podem oferecer sauna, piscina térmica, área de recreação para crianças, salão de jogos e vista panorâmica. Confira várias delas no site oficial de Penedo: <http://www.penedo.org/>.

Nesta segunda visita a Penedo, minha intenção era mais bater perna e conferir novas atrações, como a Casa do Chocolate, na Av. Casa das Pedras, que conta com a Fábrica de Chocolate. Uma delícia de visita, mas, para mim, foi só para os olhos porque a loja estava cheia e eu não quis ficar esperando. Afinal de contas, há outras boas casas de chocolate em Penedo. Dei uma olhada na Fábrica de Chocolate pela vitrine e ficou só por isso mesmo porque suas máquinas estavam paradas. Por quê? Não sei... Apesar das frustrações, foi bom ver de perto a famosa casa e fábrica de chocolate de Penedo. Até porque, a alguns passos dali, há uma loja grande de artesanato, que também vende doces, aonde você já entra sorrindo. Basta ver as fotos 9 e 10 (de cima para baixo) para entender por quê.

E assim fui passando meu dia em Penedo: entrando em lojas, voltando ao Sorvete Finlandês (é sempre uma boa pedida) e à Pequena Finlândia (um ótimo lugar para tomar o cafezinho do final da tarde). Penedo é para duas, três, quantas vezes sua saudade mandar voltar!

8 comentários:

Sara e Vitor disse...

Oi Regina, tudo bem com você?

Queria agradecer pela visita ao nosso blog! Seja sempre bem vinda! :)

Não conhecia o seu, achei muito legal! As fotos estão muito legais também!

Aqui em Alagoas tem uma cidade chamada Penedo também! :)

Respondendo a sua pergunta, o clima daqui essa época do ano é um pouco louco. Em Maio é o mês que mais chove. Em Julho, temos chuvas também, mas o sol dar o ar da graça. Acho que é coisa de sorte mesmo, sabe? Mas seria melhor ver algum site de meteorologia por fim das dúvidas. Enfim, sei qu sou suspeito em falar, mas vale muito a pena conhecer nossas praias! Recomendo! :)

Abraços,

Vitor

Teen disse...

Tava eu dando uma olhada nos blogs,e me deparei com esse,muito bacanaa!!Fotos lindas!!Lugar maravilhosoo!!Acho exelente mostrar fotos de viagens,permite a pessoas q não conhecem (como eu não conheço Penedo)a ter uma idéia de como é o local e também um aopção de viagem!:)Muito bom msmoo!!Beijos

Lionel Messi disse...

טוב

תודה

הנושא של יותר נפלא

Cadú/Blumenau/SC disse...

Oi Regina.....
Segui suas indicações.....
Eu acho que só faltou o café Finlandês, quase ao lado do Sorvete Finlandês, que também é muito bom!!!!
Um abraço Cadu

Cadú/Blumenau/SC disse...

Oi Regina.....
Segui suas indicações.....
Eu acho que só faltou o café Finlandês, quase ao lado do Sorvete Finlandês, que também é muito bom!!!!
Um abraço Cadu

Regina Helena disse...

Oi, Cadu! Obrigada pela dica!

Vinicius Nascimento disse...

Para facilitar sua viagem para Penedo use o guia http://www.empenedo.com. Ele funciona direto do celular e tem vários restaurantes e pousadas. Conheça!

Regina Mendes disse...

Valeu pela dica, Vinicius! Anotadíssimo. Abraço.