LISTA DOS SHOPPING CENTERS DO RIO DE JANEIRO: OPÇÃO É O QUE NÃO FALTA

Os shopping centers do Rio de Janeiro não são necessariamente pontos turísticos, mas a cidade é tão cheia deles que acaba ficando quase inevitável o turista entrar em pelo menos um durante seus roteiros. Seja para fazer compras, comer ou simplesmente observar a interação das pessoas com o que lhes é oferecido dentro do complexo, o que é uma "atividade turística" muito interessante também, pois cada vez mais o entretenimento dos cariocas tem se concentrado dentro dos shopping centers. A toda hora pipoca um novo centro comercial com excelentes opções de compras e gastronomia aliadas aos mais modernos conceitos de conforto.

Esta postagem será frequentemente atualizada porque aqui ainda não se encontram "todos" os shopping centers do Rio de Janeiro, mas sim a maioria, e estão incluídos os mais viáveis e atraentes para o turista. Obviamente, por falta de espaço, também não estão aqui todos os centros comerciais do Rio, apenas os grandes shopping centers (alguns, inclusive, fora do município). Vale lembrar que os estabelecimentos comerciais não estão apresentados aqui em ordem alfabética nem em ordem de bairros, pois, como todas as fotos foram tiradas por mim, eu fui acrescentando os nomes aos poucos (o que vou continuar fazendo). Sempre que possível, estarei substituindo fotos antigas por outras mais atuais. 

Os shopping centers que mais atraem os turistas em visita ao Rio de Janeiro, até por causa de suas localizações, são, a meu ver (não tenho as estatísticas): Rio Sul, Botafogo Praia Shopping, VillageMall e Barra Shopping. Como muitos brasileiros de diversos estados do país visitam a Cidade Maravilhosa, esta relação de shopping centers pode ser útil a eles, pois, com a ajuda de imagens, informações bem resumidas (as informações completas estão disponíveis nos sites dos estabelecimentos) e comentários pessoais, eles podem escolher aqueles que mais lhes agradam. 

Importante: Consulte sempre o site do shopping de interesse para informações atualizadas, pois algumas lojas podem fechar, alguns serviços podem deixar de existir etc.

Talvez você se interesse também pelas seguintes postagens:




VOGUE SQUARE:

Mais um novo shopping center na Barra da Tijuca: o Vogue Square. Um dos grandes atrativos é o polo gastronômico com curadoria do empresário Ricardo Amaral, composto por restaurantes de perfil mais sofisticado e bares de excelente reputação. O shopping é pequeno e ainda há lojas para abrir. A proposta do Vogue Square foi reunir num único lugar salas comerciais, área wellness, um polo gastronômico, um hotel cinco estrelas, lojas, centro de convenções e serviços. 

Para muitos cariocas, principalmente para os moradores do bairro, o melhor do shopping é, sem dúvida, sua área gastronômica. O Boteco do Amaral (de Ricardo Amaral), o Gattopardo Trattoria, o Botto Bar e o Tragga são alguns dos nomes da lista dos renomados estabelecimentos da gastronomia presentes no local. O Vogue Square é um lugar para se comer bem, com um toque de sofisticação. Os bares são bem concorridos. Na minha opinião, a área dos restaurantes é mais gostosa de ser curtida à noite. Ou seja, um ótimo point noturno do Rio de Janeiro.


Em frente a uma das entradas do Vogue Square, na área do estacionamento.


O Vogue Square fica na Av. das Américas, na Barra da Tijuca.


Uma ampla varanda em frente aos restaurantes, num espaço elegante e acolhedor. Vogue Square.


No Vogue Square, há a excelente delicatessen Deli Delícia


Parte do interior da Deli Delícia, no shopping Vogue Square.


Na Deli Delícia, você pode escolher seus pães e/ou doces no balcão e pedir para o garçom levar para a cafeteria deles, que fica dentro da própria deli.


Na Deli Delícia, esperando pelas delícias.



O Boteco do Amaral - Vogue Square


Botto Bar - Vogue Square


UPTOWN:

O Uptown é um dos mais novos shopping centers da Barra da Tijuca, mas ainda está em expansão, com boxes ainda à espera de novos empreendimentos. É o primeiro shopping popular da Barra da Tijuca e tem seu espaço físico a céu aberto, com ruas e calçadas. Muito lembra o Shopping Downtown, mas o grande diferencial são suas lojas com preços mais em conta, atendendo à proposta de ser um comércio popular inspirado no Saara (no centro do Rio), e o Mercado de Produtores, a melhor atração do Uptown, na minha opinião. Pois a ideia de colocar um mercado de hortifruti junto com quiosques que vendem vários tipos de alimentos (queijos, pastéis, doces etc.) e bebidas num espaço democrático, onde as pessoas compram as comidas e se sentam no mesmo ambiente, é algo bem interessante. O Mercado dos Produtores do Uptown foi inspirado no Mercado da Ribeira de Lisboa e segue uma tendência no exterior.   

O Shopping Uptown, por ser um espaço para compras mais em conta, tem grandes atacadistas como Caçula, Atacadão Posto 13 e Primu's Rio. Há também um prédio com várias lojas com roupas, moda praia e lingerie do Feirão Moda Barra, com preços bem em conta. Foi inspirado no polo de moda da Rua Teresa, em Petrópolis, e no polo de lingerie de Friburgo. Espalhados pelas ruas do shopping, há também cafés, delis e lojas com serviços variados (como de depilação, por exemplo). 

Quem não quiser o clima informal de se alimentar dentro do Mercado dos Produtores (porém, é o que bomba aos sábados) pode se sentar num dos ótimos restaurantes que ficam dentro do mercado: o La Plancha e o La Parrilla del Mercado. Esses restaurantes, entretanto, nada têm de preço de mercado popular.   

Outro fator positivo do Uptown é que ele conta com amplo estacionamento (pago) e está sempre promovendo eventos para o entretenimento de seus clientes, tais como shows, palestras e exposições. Inclusive no Mercado de Produtores há shows com música ao vivo quando há programação, cujos dias e horários podem ser consultados no site do shopping.


Se você gosta de uma área de lazer informal a céu aberto e com conforto de shopping center, o Shopping Uptown é o que você procura.


Uma das propostas do Shopping Uptown é sempre promover eventos culturais e exposições. No Natal houve uma exposição linda com presépios gigantes nas calçadas do shopping.


A loja Atacadão Posto 13, com preços camaradas. No site da empresa, você vê os artigos que vendem.


O grande diferencial do Shopping Uptown é o seu Mercado de Produtores, que foi buscar a inspiração em Portugal.


Visitei o Mercado dos Produtores do Shopping Uptown pouco depois de sua inauguração, quando muitos quiosques ainda não estavam funcionando. Mas esta foto é boa para ver como é o espaço, pois abaixo você irá ver essa mesma área lotada, quando o mercado já estava funcionando a todo vapor num sábado à tarde.    


O Mercado dos Produtores do Shopping Uptown é coberto e tem essas longas bancadas com cadeiras onde as pessoas comem e bebem o que vão pegar nos quiosques.


Mercado dos Produtores do Shopping Uptown, na Barra da Tijuca. 


Além das bancadas, há várias mesinhas espalhadas pelo Mercado dos Produtores. Num sábado de tempo bom é difícil achar lugar para sentar.



Agora você vai ver o Mercado dos Produtores num sábado à tarde, quando já estava em pleno movimento. Na entrada, o que você vê primeiro são os orgânicos e o hortifruti.


Frutas, verduras e legumes do Mercado dos Produtores do Shopping Uptown.


Os estandes do Mercado de Produtores do Uptown têm variados alimentos e bebidas, como frios, pães, vinhos, cervejas, linguiças, produtos de mercearia, doces etc. O espaço conta também com açougue e peixaria.


As mesas do Mercado dos Produtores do Shopping Uptown ficam muito concorridas nos sábados, principalmente quando há música ao vivo, como foi neste dia.


Música ao vivo no Mercado dos Produtores do Shopping Uptown.


O La Plancha (que fca dentro do Mercado dos Produtores) é um restaurante especializado em frutos do mar. Os pratos que saem da cozinha com as lagostas, camarões e afins são uma festa para os olhos. Do lado do restaurante há uma peixaria (pertence à mesma família proprietária do restaurante) que, conforme li num jornal, dá a oportunidade de o freguês escolher seu peixe e voltar para a sua mesa no restaurante aguardando seu prato ficar pronto. Outra coisa que muitas pessoas que vão ao La Plancha gostam de fazer é ficarem sentadas do lado de fora saboreando seus pastéis de variados sabores.


O restaurante La Plancha fica com fila na porta nos finais de semana. Sinal de que o restaurante é realmente bom. Os pratos de frutos do mar são relativamente caros. Mas você pode pedir também seus deliciosos pastéis de camarão, bacalhau e até de lagosta, por exemplo.


Mas o La Plancha também serve carne e frango. Como adoramos picanha, foi isso que pedimos (mas também experimentamos o pastel de camarão e gostamos). Ela dá para quatro pessoas e vem acompanhada de batatas fritas, farofa, arroz e molho vinagrete. Aprovadíssima. (OBS: Se sobrar comida, não tenha vergonha de pedir quentinha. Vi muita gente ali fazendo isso.)


Entrada do prédio do Feirão Moda Barra do Shopping Uptown, que foi inspirado no polo de moda da Rua Teresa, em Petrópolis, e no polo de lingerie de Friburgo. 


Os boxes do Feirão Moda Barra do Shopping Uptown - roupas e bijuterias é o que mais encontramos. Preços bem em conta.


Os presépios da exposição de Natal no Shopping Uptown.


O prédio do Feirão Moda Barra do Shopping Uptown tem lojas do lado de fora também (veja alguns exemplos de lojas na foto abaixo).

Lojas com roupas a preços convidativos, que seguem o estilo daquelas vendidas na Rua Teresa de Petrópolis, você encontra no mais novo conceito de shopping na Barra - o Shopping Uptown.



BARRA POINT:


Bairro: Barra da Tijuca


O Shopping Barra Point tem lojas, restaurantes e cinema. É um shopping muito tranquilo de se andar, mesmo nos finais de semana, porque ele é relativamente pequeno e suas lojas não são conhecidas do grande público e não há lojas de departamentos. Tem dias em que você vai encontrá-lo praticamente vazio. Acredito que seja mais frequentado pelos moradores do bairro que utilizam seus serviços. Mas o Barra Point então não tem nada de especial? Para mim tem sim! São alguns de seus restaurantes com vista para a Lagoa de Marapendi. E justamente por ser um lugar sossegado é que faz com que seja ainda mais prazeroso almoçar ou jantar ali. O meu restaurante preferido de lá é o Turino, que fica mesmo à beira da lagoa. Acho super romântico jantar ali. É um ambiente muito reservado. Não vou falar muito do Turino aqui, pois já falei dele na postagem "Dez Restaurantes no Rio de Janeiro com Vistas de Cartão Postal" - é só clicar AQUI.

Quem for ao Barra Point pela primeira vez pode aproveitar e fazer um "passeio turístico" pela Lagoa de Marapendi, pois o ponto de embarque dos barcos que fazem a travessia fica praticamente do lado do shopping. Então, se estiver de carro, é só deixá-lo permanecendo no estacionamento do shopping. Aliás, o estacionamento do Barra Point também é usado para aqueles que vão almoçar ou jantar num dos restaurantes ou bares que ficam às margens da Lagoa de Marapendi e cujo acesso é somente de barco. Para entender melhor sobre o "passeio turístico" que mencionei e ver como são esses restaurantes da lagoa, acesse a postagem "Os Segredos da Lagoa de Marapendi: Passeio Turístico, Restaurantes, Jacarés e Capivaras" -  é só clicar AQUI.       



Fachada do Shopping Barra Point, na Avenida Armando Lombardi. 




Este dia era um sábado e veja como o shopping estava vazio. A maioria das lojas estava fechada, não sei se o fato de ser um sábado de novembro pós-feriado contribuiu. 



O tranquilo shopping Barra Point. 


Shopping Barra Point.


Shopping Barra Point.


O restaurante Wasabi, no Shopping Barra Point. O restaurante tem uma vista linda da Lagoa de Marapendi. Eles servem em esquema de buffet, por quilo e a la carte. Servem comida contemporânea e japonesa. 



Os janelões do restaurante Wasabi, que permitem esta vista ampla da Lagoa de Marapendi.



E este é o restaurante Turino do Barra Point, com vista também para a Lagoa de Marapendi. Aqui você vê barcos e jet skis passando de vez em quando. Um lugar muito tranquilo para sua refeição. A especialidade do restaurante é massa.(Nota de atualização: O Turino que ocupava este lado da varanda do shopping fechou. Agora o restaurante está do outro lado, que é menor, mas também com esta vista. Se for visitar, entre primeiro em contato com o restaurante para ver se não houve mais alguma mudança.) 




VILLAGEMALL:


Bairro: Barra da Tijuca


O Shopping VillageMall é o preferido dos endinheirados, pois reúne lojas das grandes grifes internacionais, tais como Prada, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton, Burberry etc. É o verdadeiro shopping de luxo do Rio de Janeiro, afinal quem pode pagar, por exemplo, 12 mil reais só por uma bolsa? Mas isso não quer dizer que somente a nata frequente o shopping. Claro que não! Para nossa alegria, o shopping oferece lojas bem mais acessíveis, tais como a Zara Home, a Sephora e a Forever 21. Mas esqueça C&A, Lojas Americanas, Renner... Tem restaurantes caros (mas excelentes), porém tem outras opções bem mais baratas, inclusive um McDonald's. O MillageMall é um shopping muito confortável, tem uma varanda com sofás que nos aconchegam deliciosamente tanto de dia (se o sol não estiver forte, é claro) quanto à noite. E o seu cinema tem salas VIP, ou seja, tem poltronas reclináveis que podem virar uma cama (o problema é que, dependendo do filme, você pode acabar dormindo rsrsrs). O shopping fica na Avenida das Américas, bem perto do Barra Shopping. Ele é relativamente novo, pois foi inaugurado em dezembro de 2012. É um shopping muito bacana para o turista conhecer.



Fachada do Shopping VillageMall.



Interior do sofisticado shopping VillageMall. À esquerda, a grande loja da Apple.


Loja Asics, da famosa marca americana de artigos esportivos, também marca presença no VillageMall. 


A Forever 21 é uma das queridinhas do VillageMall, principalmente entre as adolescentes. A loja, de marca americana, vive lotada. Ela faz sucesso porque é uma fast fashion (preços baixos e novidades constantes) famosa internacionalmente - há unidades em vários países - com artigos bem transados. Há moda feminina e masculina. No Brasil, até o momento, há duas unidades da rede - uma aqui, no VillageMall, e outra no Barra Shopping. 


Vitrine da rede fast fashion Forever 21. Com seus preços baixos, suas concorrentes têm sido, por exemplo, a C&A e a Renner.



Uma das lojas que eu mais gosto no VillageMall é a Sephora. Quem curte maquiagem vai adorar saber que no shopping tem também uma loja da MAC.


O bonito hall dos restaurantes do VillageMall. À direita fica o restaurante The Fifties e à esquerda os mais caros e sofisticados. 


A pequena Praça de Alimentação do VillageMall, que não oferece muitas opções.



Os restaurantes mais finos ficam aí, à direita.



Entrada do restaurante Pobre Juan, que é muito bonito. Há dele também no Shopping Fashion Mall. Para quem aprecia uma boa carne, este é o lugar.



A hamburgueria The Fifties é uma ótima opção para quem não quer gastar muito nos outros restaurantes do shopping. Eu gosto muito e cheguei a fazer uma postagem falando dele. Quem ainda não foi e quiser ver meus comentários, é só clicar AQUI.  



Além da comida gostosa do The Fifties, seus ambientes são bem bacanas.


Uma das maiores atrações do VillageMall são suas salas de cinema. Elas seguem o padrão luxo do shopping (assim como os banheiros e todo o resto) e a sala de espera do cinema também é de muito bom gosto e muito confortável.


Uma das salas de cinema do VillageMall após o término de uma sessão de filme. Veja o conforto oferecido pelas salas de cinema deste shopping. As poltronas são todas reclináveis. Apertando um botão, você as coloca na posição que quiser e elas podem ficar como camas. Há uma bandeja acoplada à poltrona para você apoiar sua comida, que, diga-se de passagem, pode ser trazida pelo funcionário do "café" do cinema, para seu maior conforto e para você ganhar tempo. É só você escolher o que quer antes de entrar na sala do cinema, deixar pago, e dar o número do seu assento. Enquanto eles preparam sua pipoca, por exemplo, você já pode ir ocupar seu lugar no cinema e esperar que em poucos minutos seu pedido chega.  



À direita, na foto superior: durante o filme, de pernas pra cima, no conforto da poltrona. As demais fotos mostram o espaço do cinema no fim da sessão. Veja que os assentos são todos com essas poltronas. É muito conforto, mas paga-se para isso, é claro. Um valor já embutido no ingresso, pois o cinema do VillageMall é mais caro do que os outros comuns.  



As vitrines das lojas de luxo, como da Prada, exibem no VillageMall seus produtos e preços compatíveis com a grife.


Nesta foto, um dos corredores do VillageMall cheio de lojas da alta grife. Coisas do tipo: cinto que custa dois mil reais, vestido dez mil reais, e por aí vai.


As vitrines das lojas de luxo do VillageMall, como a da Valentino, à esquerda.



A varanda (ou "terraço", ou "deck") do VillageMall é um dos espaços mais cool do shopping e um dos que eu mais gosto. Pegar um solzinho lá num fim de tarde, esparramado num dos seus confortáveis sofás ou sentado nas cadeiras das mesas com guarda-sóis é muito gostoso. Para ficar ainda melhor, às vezes, há banda tocando música (jazz, por exemplo), mas para saber quando rola é preciso ficar de olho na programação do shopping. 



E você ainda tem uma bonita vista da Lagoa da Barra da Tijuca a partir da varanda do VillageMall.



Vista da Lagoa da Barra da Tijuca a partir da varanda do VillageMall. 



Varanda do VillageMall, com sofás e cadeiras muito confortáveis à vontade para o cliente. Às vezes, é difícil achar um lugar disponível.



Varanda do shopping VillageMall. É um espaço de convivência ao ar livre.



A ampla e sofisticada varanda do VillageMall. 



Descansando na poltrona da varanda do VillageMall. Neste dia, estava havendo um evento com food trucks (fundo, à esquerda), então você podia comprar lá sua bebida, por exemplo, e trazer para beber sentado aqui.



Neste outro dia, havia também um evento com food trucks que vendiam diversos tipos de comida e drinks. Aconteceu nesta área para eventos do VillageMall, bem grandinha também. O clima aqui estava bem animado e o ambiente bem bonito com todos aqueles food trucks e uma iluminação atraente. Mas, como falei, não é sempre que rolam estes eventos, mas é muito comum existirem. 




RIOSUL:

Bairro: Botafogo

O Shopping Riosul foi o primeiro shopping a ser construído no Rio de Janeiro, em 1980. Ele é grande e possui tudo o que um bom centro comercial deve oferecer. É um dos shopping centers do Rio mais visitados pelos turistas por ficar na zona sul e perto do Pão de Açúcar. Não é difícil esbarrar com artistas por lá. Com certeza, vale muito a visita. Há lojas populares e chiques.



Fachada do shopping Riosul.



Uma das praças de alimentação do Shopping Riosul, que possui muitas variedades de restaurantes. O problema é que elas não são muito grandes, então vivem cheias, principalmente nos finais de semana.



Interior do shopping Riosul. 



Interior do shopping Riosul, que possui três andares de lojas.



A variedade de lojas do Riosul agrada a todos os tipos de público. No site do shopping, você pode ver a lista completa delas. Exemplos: Zara, Forum, Calvin Klein, H. Stern, MAC, Zelo, Saraiva etc.



Interior do Riosul, shopping que conta com uma grande variedade de lojas.



Grandes marcas estão presentes no Riosul, como a Siberian e a Zara.



Loja Sephora, outra grande marca que está no shopping Riosul.



CASA & GOURMET SHOPPING:


Bairro: Botafogo

O Casa & Gourmet Shopping fica pertinho do Shopping Riosul e é uma ótima opção para o almoço ou a janta e melhor ainda se a intenção for também comprar móveis ou utensílios para o lar. Como o próprio nome do shopping sugere, lá você encontra lojas de móveis e decoração e restaurantes. As lojas são muito bacanas, tudo de muito bom gosto, e os restaurantes são excelentes também (Outback, Fiammetta, Joe & Leo's, etc.). 



Esta é minha loja de móveis e decoração favorita no Casa & Gourmet Shopping, a Tok & Stok. Tudo é bem moderno e há muitas coisas com preços interessantes. A variedade de objetos para o lar é bem grande. 



O Outback do Casa & Gourmet Shopping é um dos restaurantes que ficam mais cheios, talvez seja o mais frequentado do shopping. Ali, a movimentação nos fins de semana é grande. Esse restaurante, famoso por suas saborosas carnes e deliciosos petiscos, dispensa comentários. Você o encontra em várias localidades no Rio e carioca adora.



O famoso restaurante Gula Gula também está no Casa & Gourmet Shopping. Aliás, ele está presente em vários shoppings do Rio. 



Antes ou depois da comida no Casa & Gourmet Shopping, vale paquerar as vitrines de móveis e decoração mesmo que a intenção no momento não seja comprar. Na foto, a loja Way Design, com muita mobília sofisticada. 



No Casa & Gourmet Shopping, há dois bons cafés: o Allé Caffé (foto) e o Kopenhagem. Se preferir tomar sorvete, tem o Sorvete Brasil.



O Geisha High-Tech, um grande restaurante no Casa & Gourmet Shopping, é especializado em comida japonesa. A casa oferece rodízio de sushi. Uma esteira rolante conduz os sushis e sashimis. Servem almoço executivo de segunda a sexta e você pode ter acesso ao cardápio no site da casa.



O Joe & Leo's serve hambúrgueres maravilhosos em um ambiente muito aconchegante. Já estive duas vezes no Joe & Leo's do Casa & Gourmet Shopping (até o momento) e adorei.


O Fiammetta é um restaurante bem grande e muito bonito, o que mais chama a atenção no Casa & Gourmet Shopping. Suas pizzas fazem sucesso. Ao lado do Fiammetta, vemos a Confraria Carioca, que vende uma grande variedade de vinhos. 



Uma das lojas de decoração no Casa & Gourmet Shopping, a Gajah. Tem cada coisa linda... São móveis e objetos da Ásia de muito bom gosto.   



Se não quiser almoçar ou jantar no pólo gastronômico do Casa & Gourmet Shopping, não se preocupe, pois ali também há espaço para um lanchinho. 


NOVA AMÉRICA:

Bairro: Del Castilho


O Shopping Nova América cresceu muito ao longo do tempo e é agora um dos shopping centers mais movimentados do Rio de Janeiro. Ele fica na Zona Norte da cidade, próximo à Linha Amarela, mas é muito fácil chegar lá de metrô. A ótima estrutura do shopping atraiu vários escritórios (numa parte novíssima do shopping) e os hotéis da rede Ibis. Há dois lá: o Ibis e o Ibis Budget. E o que tudo indica é que vai continuar atraindo ótimos investimentos. O shopping também oferece bastante espaço para estacionamento. O Nova América é um dos meus shoppings preferidos no Rio.



No Nova América, há a Rua do Rio, que é o espaço que reproduz o Rio Antigo e que concentra vários restaurantes, com mesas dentro dos restaurantes e do lado de fora. Em frente a alguns restaurantes, há telões para datas especiais, por exemplo, quando há jogos importantes de futebol. Também há música ao vivo em alguns restaurantes, mas antes é preciso conferir a programação para verificar dias e horários. 



Continuação da Rua do Rio do Shopping Nova América. Nos finais de semana, os restaurantes costumam ficar bem cheios, principalmente o Boteco do Manolo (à esquerda), o meu preferido de lá. Fiz comentários sobre a picanha na chapa desse restaurante nesta postagem AQUI.  



E em época de Carnaval, há sempre eventos na Rua do Rio, como, por exemplo, rodas de samba com sambistas vestidas a caráter. O espaço fica muito animado. Também é preciso verificar a programação na véspera do Carnaval para saber dos dias e horários.

Rua do Rio do Nova América lotada num sábado à noite.


Música ao vivo num sábado à noite na Rua do Rio do Nova América. Restaurantes cheios. 


Esta é uma das Praças de Alimentação do Shopping Nova América. O shopping é bem grande e conta com muitos restaurantes de comida rápida e outros excelentes com serviço de garçom, como, por exemplo: Outback, Grillet Steak, Na Brasa Columbia, Siri e Balada Mix.



Parte da Praça de Alimentação do Nova América com o cinema Kinoplex. Veja como a praça fica cheia nos finais de semana.



E esta é outra Praça de Alimentação do Nova América, que pertence à Extensão do shopping, que é a parte mais nova. 



Interior do Shopping Nova América.



Uma das coisas boas do Shopping Nova América é que ele abriga grandes lojas de departamentos, como a Riachuelo, a C&A, a Renner e as Lojas Americanas.



Esta é uma parte da Extensão do Shopping Nova América, que ganhou uma Starbucks.



Lojas na parte mais nova do Shopping Nova América, que fica na Extensão.


Durante boa parte do ano fica montado um parque de diversão muito legal no amplo estacionamento do Nova América. Os brinquedos fazem o maior sucesso entre a criançada.



Parte do interior do Hotel Ibis do Shopping Nova América. Tudo novíssimo e bem transado. 



O grande espaço para o café da manhã do Hotel Ibis Nova América. Fica no mesmo piso da recepção do hotel.



Hotel Ibis Nova América, mais uma opção de hospedagem para os turistas no Rio.



Recepção do Hotel Ibis Nova América




Bem ao lado do Hotel Ibis Nova América, fica o Hotel Ibis Budget Nova América. A classe "budget" é a classe mais econômica da rede.



Entrada do Hotel Ibis Budget do Nova América, que fica ao lado do Hotel Ibis "normal". Tudo cheirando a novo!



SHOPPING DA GÁVEA:

Bairro: Gávea

O Shopping da Gávea é aquele que é lembrado principalmente por causa dos seus teatros. Lá há sempre uma programação muito legal e diversificada de musicais e peças teatrais para o público adulto e infantil. Sem dúvida, seus quatro teatros movimentam bastante esse shopping da zona sul, mas, nem por isso, é um lugar cheio. Pelo contrário, é muito gostoso circular pelos corredores do Shopping da Gávea porque ele nunca está cheio, então você tem mais tranquilidade e privacidade. Por causa de sua programação cultural, é muito fácil encontrar artistas andando pelo shopping. Ele atrai um público diferenciado (intelectuais, apreciadores de arte e aqueles de maior poder aquisitivo), do qual muitos são moradores do bairro. O Shopping da Gávea também tem cinemas, sendo portanto um importante espaço cultural da cidade. O shopping é pequeno, não tem muitas lojas e algumas são caras porque fazem o perfil sofisticado. Há restaurantes (principalmente bistrôs), mas não muitos, e alguns são relativamente caros também. Muitos turistas visitam este shopping também devido à proximidade com o Jardim Botânico e o Instituto Moreira Salles



Fachada do Shopping da Gávea, que anuncia as peças teatrais em cartaz.



O Shopping da Gávea tem alguns restaurantes tipo fast food e alguns bistrôs.



Interior do Shopping da Gávea. Os corredores geralmente ficam assim, bem tranquilos.



Interior do Shopping da Gávea. Ao fundo, o Teatro das Artes.



Interior do Shopping da Gávea. É um shopping bonito e tranquilo.



Interior do Shopping da Gávea.



Interior do Shopping da Gávea. Ao fundo, o Teatro Vannucci.



Aqui é o Cinema Estação Gávea, que conta com um café e cinco salas de cinema.



O bonito interior do Shopping da Gávea. Um shopping diferenciado.



ILHA PLAZA SHOPPING:


Bairro: Ilha do Governador

O shopping center Ilha Plaza fica na Ilha do Governador, onde o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (também chamado de Aeroporto do Galeão) está situado. Apesar de não ser muito visitada por turistas, a Ilha do Governador é uma região do Rio que também tem praias e outros atrativos. Mas, enfim, voltando a falar do Ilha Plaza, este é o maior centro de compras da região e tem todas aquelas marcas conhecidas de outros shopping centers, além de lojas de departamento como a Renner e as Lojas Americanas, por exemplo. Também tem cinemas e restaurantes, a maioria fast food. Restaurantes com serviço de garçons, há o Balada Mix e o Beluga, por exemplo. 



Fachada do shopping Ilha Plaza, que fica na Ilha do Governador.



Praça de Alimentação do Ilha Plaza. Ela não é muito grande, então nos fins de semana fica muito cheia.



Interior do shopping center Ilha Plaza.




SHOPPING CARIOCA:

Bairro: Vila da Penha

O Shopping Carioca está situado na Vila da Penha, na zona norte do Rio. É um centro comercial e de entretenimento muito importante na região e por isso tem crescido cada vez mais, ganhando novas lojas e áreas de expansão. Além de lojas dos mais variados segmentos, o shopping também conta com um supermercado, o Extra.



Shopping Carioca, que conta com muitas opções de lojas. 



Interior do Shopping Carioca. 



Interior do Shopping Carioca. 



Interior do Shopping Carioca. 


SHOPPING TIJUCA:

Bairro: Tijuca


O Shopping Tijuca é um dos preferidos dos moradores da zona norte do Rio, e um dos motivos é que ele está localizado bem perto da Praça Saens Peña, uma região cheia de comércio, como mostrei nesta postagem aqui. Além disso, o metrô deixa bem perto dele, facilitando o acesso do público. O shopping conta com uma série de lojas favoritas dos cariocas, além de uma boa praça de alimentação, cafés e restaurantes muito bons, como Outback, Da Silva e Galli. O único problema é que nos finais de semana e feriados, o shopping fica muito cheio, então conseguir uma mesa na sua praça de alimentação pode ser bem difícil, dependendo do horário. Tem sido cada vez mais comum a presença de turistas neste shopping.


Área do Shopping Tijuca com ótimos restaurantes.



Uma parte da praça de alimentação do Shopping Tijuca.



Shopping Tijuca. Ao fundo, o Starbucks.



A Bibi Sucos do Shopping Tijuca, que é uma das lojas de sucos mais adoradas pelos cariocas. Fiz uma postagem falando dela aqui.



Outra parte da Praça de Alimentação do Shopping Tijuca.



Interior do Shopping Tijuca.



Interior do Shopping Tijuca.


Interior do Shopping Tijuca.



Interior do Shopping Tijuca.



O Outback do Shopping Tijuca.



RECREIO SHOPPING:

Bairro: Recreio dos Bandeirantes


O Recreio Shopping fica na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes, bairro próximo à badalada Barra da Tijuca. O shopping tem cinemas e importantes lojas de departamento como C&A e Leader Magazine. Uma das vantagens deste shopping é que ele geralmente é bem tranquilo, quero dizer, não vive abarrotado de gente. 



Fachada do Recreio Shopping, com estacionamento em frente.



Interior do tranquilo Recreio Shopping.



Interior do simpático Recreio Shopping.


Entrada das salas de cinema do Recreio Shopping.



Pequeno teatro infantil montado dentro do Recreio Shopping.



BOTAFOGO PRAIA SHOPPING:

Bairro: Botafogo

O Botafogo Praia Shopping é um dos meus shopping centers preferidos do Rio de Janeiro e na minha opinião todo turista deve visitá-lo, pois o seu terraço (ou "varanda panorâmica") tem uma vista escancarada para o cartão-postal mais lindo da cidade: a enseada de Botafogo com o Morro do Pão de Açúcar. Além disso, o shopping tem diversas lojas, cafés muito bons, cinemas, e restaurantes excelentes com vistas deslumbrantes para o Morro do Pão de Açúcar, conforme mostrei na postagem Dez restaurantes no Rio de Janeiro com vistas de cartão-postal. O Botafogo Praia Shopping fica perto do Riosul, outro shopping center excelente na cidade. 



Parece um quadro ou um cartão-postal, mas é a vista a partir da varanda panorâmica do Botafogo Praia Shopping. Esta é a vista central.



E a vista à direita, mostrando parte da rua da Praia de Botafogo, onde está situado o shopping.



E a vista à esquerda, que mostra a Praia de Botafogo.


E agora uma panorâmica da vista a partir da varanda do Botafogo Praia Shopping.


Varanda panorâmica do Botafogo Praia Shopping. Aqui você vai encontrar muitos turistas com seus paus de selfie registrando esta paisagem, uma das mais emblemáticas do Rio de Janeiro.


De frente para a varanda panorâmica do Botafogo Praia Shopping, está o Botequim Informal, um convite irresistível para degustar e beber alguma coisa enquanto aprecia a vista da Cidade Maravilhosa.



Interior do Botafogo Praia Shopping. Suas Praças de Alimentação não são muito grandes, mas são boas.



Interior do Botafogo Praia Shopping. Um shopping tranquilo (não enche demais) e muito agradável para fazer compras, comer, tomar um café ou levar seu amigo turista para presenteá-lo com aquela vista de cartão-postal!                   .



SHOPPING DOWNTOWN:


Bairro: Barra da Tijuca

Mais um dos meus shopping centers favoritos no Rio de Janeiro. O Downtown é o shopping perfeito para se visitar num dia de sol, pois ele é aberto, tem lindo jardim cortado por um laguinho com muitos peixes e uma pracinha com chafariz nos fundos do shopping que é ótimo para você se sentar, ler um livro ou simplesmente descansar. É um shopping tranquilo, muito bom para famílias com crianças, tem cinemas, bons restaurantes, Praça de Alimentação com comida fast food, lojas de vários segmentos, serviços diversos (cursos, serviços de beleza etc.) e salas comerciais (escritórios, consultórios etc.). Por vezes, há eventos agendados em sua praça principal, como, por exemplo, feira de antiguidade. A filosofia do shopping é fazer você se sentir numa cidade turística. As noites, principalmente as de verão, são muito agradáveis nesse shopping, pois há muitos barzinhos (alguns, às vezes, oferecem música ao vivo), então tomar um chopinho gelado e bater um papo com os amigos nesses ambientes é bem gostoso. Em dezembro, o shopping ganha uma decoração linda de Natal e é simplesmente irresistível uma visita ali nessa época do ano. 


Shopping Downtown - um espaço de lazer onde famílias podem passear com suas crianças ao ar livre sem preocupação de trânsito nas suas "ruas". O shopping foi criado para dar a sensação de se estar numa cidadezinha com ruas, árvores e praças e, claro, lojas para as compras.


As tranquilas ruas do Shopping Downtown ladeadas por lojas, cafés, barzinhos etc.


Praça de Alimentação do Shopping Downtown, que é coberta.



Área de lazer do Shopping Downtown, que conta também com brinquedos ao ar livre para crianças (ao fundo).


A praça nos fundos do Shopping Downtown.



A praça nos fundos do Shopping Downtown.


Jardim com lago de peixes no Shopping Downtown.


Diversos restaurantes como o Outback e À Mineira estão no Downtown.


No Natal, as árvores "da cidade" Downtown ganham iluminação especial e o ambiente fica lindo.


Decoração de Natal do Shopping Downtown de 2014.


Árvore de Natal do Shopping Downtown de 2015, que contou com show de queima de fogos a cada sábado. Muito linda!

Árvore de Natal do Shopping Downtown de 2017.


CASA SHOPPING:

Bairro: Barra da Tijuca


O Casa Shopping é um paraíso para quem curte gastronomia e decoração de alto padrão. Há restaurantes excelentes e os móveis e peças de decoração são de deixar qualquer um babando. Segundo o estabelecimento, é o maior shopping de decoração do Rio de Janeiro e da América Latina. Não é um shopping center para se ir sempre, a não ser pelos restaurantes para os que ficarem fãs, pois as lojas são particularmente de interesse para quem está construindo, reformando ou (re)decorando a casa. Porém, uma vez ou outra, mesmo sem ter nada em mente para comprar, dá vontade de passear por esse shopping só para ver as novidades e últimas tendências em mobília e decoração (design). Nesse caso, o único problema é que você vai sair de lá querendo mudar sua casa toda, ou até de casa, para quem sabe ter uma com um banheiro onde caiba uma banheira dessas, da foto abaixo... rsrsrs Para mim, ainda é um sonho.



O Casa Shopping fica ao lado da Leroy Merlin, outro excelente polo de compras para o lar.  

O Casa Shopping abriga mais de 170 lojas para reformar ou decorar a casa.



Veja que muitos móveis ficam expostos a céu aberto. Os móveis da Trançarte são lindos. 


Móveis com requinte, qualidade e bom gosto estão no Casa Shopping. Estes móveis fazem parte da exposição da marca Trançarte.



Móveis Trançarte - Casa Shopping. Expostos ao ar livre.


Móveis Trançarte - Casa Shopping. 


Móveis Trançarte - Casa Shopping.



Foto de parte do interior do Casa Shopping, com suas lojas e estacionamento próprio. 



O restaurante Manekineko, de culinária japonesa, no Casa Shopping.



Restaurante Manekineko - Casa Shopping. Opiniões sobre atendimento e comida desse restaurante, você enocntra no Tripadvisor.




Varanda do Restaurante Royal Grill (churrascaria), no Casa Shopping. Só a varanda já conquista o cliente. Comentários sobre as experiências gastronômicas de seus clientes, você encontra no Tripadvisor.


FASHION MALL:

Bairro: São Conrado


O Fashion Mall, na estrada da Gávea, em São Conrado, é um shopping de lojas de grife. Lá não há as populares lojas de departamentos que vendem artigos em conta, como C&A e Renner. Por ser um shopping de luxo, o Fashion Mall atrai um público de um maior poder aquisitivo e não é difícil encontrar artistas circulando por ele. Tem também as lojas da Ferrari e da Mitsubishi. Em frente à loja da Ferrari, há sempre um carro à mostra, o que atrai a atenção de todos que passam. É um shopping muito agradável porque ele é bem menos movimentado do que os outros, então, mesmo que você não vá com a intenção de fazer compras, há boas opções para se passar o tempo, como a Livraria Cultura, os cafés, excelentes restaurantes, cinema e teatro.   
  

O Fashion Mall foi fundado em 1982. Aqui, um salão de repouso.


Um dos corredores do sofisticado shopping Fashion Mall. 


Lojas como a Forum Tufi Duek, Le Lis Blanc, Farm e Kiehls estão presentes no Fashion Mall.



O carro de Fórmula 1 na loja da Ferrari do Fashion Mall.



Uma Ferrari em frente à loja da marca no Fashion Mall.



Um dos meus lugares preferidos no Fashion Mall: a Livraria Cultura. 



Interior da Livraria Cultura, com um bom espaço para você sentar e folhear aquele livro especial. Muitas revistas também são vendidas aqui.



Gosto muito da decoração com plantas do Fashion Mall.



A bonita decoração com plantas no shopping Fashion Mall. 



Lojas do Fashion Mall e, mais uma vez, o verde das plantas embelezando o piso do shopping.



Veja que não é sempre o mesmo carro que fica exposto em frente à loja da Ferrari no Fashion Mall. Neste dia, era uma Ferrari amarela que tinia. Ah, não sei não, fiquei na dúvida agora. Mas acho que vou comprar a vermelha rsrsrs


Os restaurantes do shopping Fashion Mall são um convite para uma refeição com requinte.


O restaurante Pobre Juan, no shopping Fashion Mall, tem um ambiente lindo. Ainda não experimentei sua comida, mas sua carne argentina é elogiada por muitos, como podemos ver nos comentários do Tripadvisor. Prepare-se para gastar bem. Você encontra esse restaurante no VillageMall também.



RIO DESIGN BARRA:

Bairro: Barra da Tijuca 


O Rio Design Barra surpreende quem pisa lá pela primeira vez. Além das lojas diversas de moda  e de outros segmentos, inclusive de uma loja de legos muito interessante, há cinemas e restaurantes maravilhosos. E tudo de muito bom gosto e requinte. Ambiente tranquilo, principalmente nos dias úteis. Quer ter um almoço com mais privacidade e num restaurante muito bonito e de cardápio que estimula os sentidos? Lá no Rio Design Barra, você vai ter essa oportunidade. Foi nesse shopping que eu experimentei os melhores bolinhos de bacalhau do Rio de Janeiro (no Adegão Português), conforme mostrei nesta postagem AQUI.  



Corredores tranquilos e cheios de lojas bacanas no Rio Design Barra.



O Rubro Café, no primeiro piso do Rio Design Barra, já seduz para uma parada e um café.



Importantes lojas da moda, como Victor Hugo e Farm, estão lá.



Loja Farm, no Rio Design Barra.



Interior do Rio Design Barra.



A loja Lego, no Rio Design Barra. Este simpático senhor é muito L-E-G-O-L!!! Quero dizer, é muito lego e muito maneiro! :-)



Para a sobremesa, a amada marca de sorvetes argentina Freddo pode ser uma boa pedida para sua tarde no Rio Design Barra.



Interior do Rio Design Barra e suas lojas que só acrescentam ao brilho do shopping. 



Adorei este shopping. Poder tomar um café num shopping sem aquele barulhão típico de shopping cheio é outra coisa - bem melhor!



O lindo restaurante Alessandro e Frederico. Quanto ao ambiente, eu achei este o mais bonito do Rio Design Barra.



O Restaurante Devassa (ao fundo, na foto), mais informal que os demais do shopping, também tem sua galera cativa.


O restaurante Fiammetta, do Rio Design Barra, que agrada não só com suas pizzas, mas também com seu espaço rústico muito bem transado. 



E o Adegão Português, um dos melhores restaurantes de culinária portuguesa no Rio, não podia faltar num shopping de alto padrão como o Rio Design Barra.



O interior do restaurante Adegão Português, que conta com três ambientes. Todos muito aconchegantes. Veja mais fotos nesta postagem.



O restaurante Camarada Camarão, que já conquista por fora.



E o já conhecido de muitos pelo seu bom cardápio, o Restaurante Gula Gula também está no Rio Design Barra. Quer saber? O que eu mais gostei deste shopping foi sua "seção" gastronômica. Ótimos restaurantes com ambientes lindamente decorados. O difícil é decidir em que restaurante entrar. Se você gosta de comer bem e num ambiente mais sofisticado e dentro de um espaço seguro e tranquilo que ainda possibilita fazer compras, o Rio Design Barra não vai decepcionar. 



BARRA SQUARE:



Bairro: Barra da Tijuca

Com tantos shopping centers na Barra da Tijuca, fica difícil até para um carioca conhecer todos. Para o turista, sua seleção ficará provavelmente com o VillageMall e o Barra Shopping e concordo com essa escolha. Mas há shoppings menores na Barra que são queridos pelos moradores do bairro, pois cada um tem seus atrativos. O Barra Square, por exemplo, além de lojas, é claro (mas não são muitas), tem um teatro (Teatro dos Grandes Atores), frequentemente com peças infantis e de humor, e salas comerciais. Como seu próprio site diz, é um "típico shopping de vizinhança". Pequeno, mas muito útil.


Fachada da expansão do Barra Square. As lojas do Barra Square, com raras exceções, não abrem aos domingos. O shopping abre, mas as lojas não... (Pelo menos, no domingo que visitei, foi assim...)  


Fachada do Barra Square, com as propagandas das peças em cartaz.



Interior do Barra Square Expansão, num domingo.



Interior do Barra Square Expansão. Foto tirada na época do Natal de 2014. 


Restaurantes com refeições com preços atraentes você encontra na Praça de Alimentação do Barra Square. Aqui é um espaço mais informal, com restaurantes mais simples. Quem quer restaurantes finos deve ir a outros shoppings da Barra.



Praça de Alimentação do Barra Square. Numa rua em frente a este shopping, há mais restaurantes bem simpáticos que fazem parte do Condomínio Parque das Rosas, conforme mostrei nesta postagem AQUI. Para ir ao Parque das Rosas, você pode estacionar seu carro na rua, nas redondezas, mas também pode deixá-lo no estacionamento do shopping (cobrado). Nas proximidades, há um Pizza Hut. 


Praça de Alimentação do Barra Square. Esta foto é de 2016. 



CITTÀ AMERICA:

Bairro: Barra da Tijuca

O Città America é, para mim, um dos shopping centers mais lindos do Rio de Janeiro. Aqui ficava o Hard Rock Cafe, que infelizmente acabou, mas que era um ponto de entretenimento no Rio muito bacana. O Città America fica bem ao lado do Shopping Downtown, inclusive dá para entrar nele a pé a partir do estacionamento do Downtown. O turista (ou carioca) que não conhece o Città America deve aproveitar a oportunidade e esticar o passeio até o Downtown ou vice-versa. O Città America é um shopping ainda mais tranquilo do que o Downtown (dependendo do dia, fica praticamente vazio), não tem tantas lojas para compras. É mais um shopping empresarial, com serviços diversos, consultórios e escritórios, cursos, DETRAN etc., mas seu espaço é simplesmente lindo, com jardins, praças e lagos encantadores. Dá até vontade de fazer uma sessão de fotos lá dentro devido ao seu visual que você poderá conferir nas fotos abaixo. Lá também há alguns restaurantes.


Fachada do shopping Città America, na Avenida das Américas, ao lado do shopping Downtown.


Jardins e lagos no interior do Città America.


Os amplos corredores do Città America ladeados por lojas de moda, cafés, entre outros.



O Città America é muito tranquilo para relaxar, tomar um café, fazer um petit stop.


Amo o projeto arquitetônico do Città America, com seus lagos e jardins.

Cascata e lago do Città America.



No Città America, você até esquece que está num shopping center. Parece que está passeando num parque e há muitos bancos lá para você sentar, descansar, ler... Enquanto espera a hora de uma consulta médica, por exemplo.



Corredor ajardinado com laguinhos no shopping Città America.



Lindo projeto paisagístico do Città America.



O restaurante China in Box, no Città America, onde almoçamos com conforto e tranquilidade.


Shopping Città America, na Barra da Tijuca, o "bairro dos shopping centers".



Uma das pracinhas do Città America. Ao lado, ficam alguns cafés. 



BARRA WORLD:

Bairro: Barra da Tijuca


O Barra World fica no Km 14 da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. É um shopping temático do mundo e só por isso já me conquistou, pois, nem preciso dizer que adoro tudo que remete à viagem, né? A arquitetura do shopping é fantástica!  Ele reproduz os principais monumentos de diversos países, como podemos ver nas fotos abaixo. É um shopping muito tranquilo de se andar porque não vive cheio como os outros porque também não é tão grande como os outros. Há lojas de roupas, artigos esportivos, sapatos, brinquedos, entre outras, e restaurantes. Mas as lojas, em geral, não são aquelas conhecidas dos grandes shoppings, o que acho ótimo, pois nos dão outras opções. Uma das maiores atrações do Barra World, além de sua própria arquitetura, são as apresentações artísticas (peças teatrais e musicais) que são oferecidas ao ar livre e gratuitamente. As crianças adoram! Então, o Barra World é um dos melhores shoppings no Rio para os pais levarem seus filhos. Para ir sem erro, confira o calendário de eventos na aba "Programação" do site do shopping.


Uma das ruas do shopping Barra World. Uma graça.


As ruas do Barra World, com lojas nos dois lados, fazem lembrar aquelas do Parque da Disney.


Este é o Setor Itália do Barra World, com a Torre de Pisa tão tortinha quanto a verdadeira. 


Até gôndola tem na Itália do Barra World.


A reprodução dos monumentos no Barra World é show.  


Cada setor do Barra World nos faz sentir em um país diferente. O da França é mais movimentado, pois tem uma praça no meio onde as pessoas assistem às apresentações teatrais, como vemos nesta foto.


A Torre Eiffel do Barra World. Linda!


Nesta foto dá para ver melhor a praça do Setor França.


No Setor Inglaterra, não faltam símbolos londrinos.


A London Bridge, na Inglaterra do Barra World. Demais, né?

Aqui já estamos na Holanda do Barra World.


A escada rolante no meio da Esfinge no mundo árabe. Espetacular! O mais legal para quem vai a primeira vez ao Barra World é ir descobrindo os diversos países de lá. Quando você menos espera, você se depara com um novo monumento e se dá conta de que já entrou em outro território estrangeiro. Viagem barata essa rsrsrs


SHOPPING LEBLON:

Bairro: Leblon


O Shopping Leblon tem lojas de grandes marcas, nacionais e internacionais. É um shopping sofisticado, que, por conta disso e de sua localização (praia, próximo da Lagoa Rodrigo de Freitas, de Ipanema etc.), atrai muitos turistas. O shopping tem teatro e ambientes agradáveis para comer e beber. Este é um shopping de luxo por onde já passaram celebridades tais como Kate Holmes, que foi lá passear e fazer compras com sua filha Suri.



Praça de Alimentação do Shopping Leblon.


O Shopping Leblon é um shopping elegante e de muito bom gosto.


As vitrines das lojas do Shopping Leblon - uma atração à parte.


A grife Burberry, no Shopping Leblon. Nota de atualização (2018): A Burberry fechou no Shopping Leblon. Agora somente no VillageMall. 


Interior do Shopping Leblon.


Corredores amplos no Shopping Leblon.


Interior do Shopping Leblon.


A elegância do Shopping Leblon está presente em seus ambientes e lojas, como na Dolce & Gabbana. 


Área de descanso do Shopping Leblon.


Bateu fome? O Outback é sempre uma boa escolha para satisfazer seu estômago e o restaurante não poderia faltar no Shopping Leblon, é claro. O cheesecake do Outback é o melhor do Rio, na minha opinião.


Outback do Shopping Leblon - perfeito para comemorar com os amigos.

Fachada do Shopping Leblon decorado para o Natal.


O bonito design da fachada do Shopping Leblon.



PLAZA SHOPPING NITERÓI:

Bairro: Centro (Niterói)

O Plaza Shopping Niterói é o maior centro de compras da região. Tem um novo espaço gourmet, com vista para a Baía de Guanabara, que conta com restaurantes como Galli e Gula Gula. O shopping tem recebido cada vez mais lojas e em breve ganhará a internacional Forever 21. O Plaza Shopping é, sem dúvida, uma ótima opção de parada num passeio à encantadora cidade de Niterói. 



Praça de alimentação do Plaza Shopping Niterói. 


Interior do Plaza Shopping Niterói, com o Starbucks ao fundo.


Interior do Plaza Shopping Niterói, com suas várias lojas.


NEW YORK CENTER:

Bairro: Barra da Tijuca

O New York Center é uma extensão do Barra Shopping, tendo sido integrado a ele em 2003. No complexo do New York Center, você encontra lojas, cinemas e diversos restaurantes, como, por exemplo, Pizza Hut, Joe & Leo's, Outback e Applebee's. Sem dúvida, o Barra Shopping e o New York Center são visita obrigatória para o turista no Rio que procura por compras e diversão num só lugar.



Interior do New York Center, que é cercado de lojas e restaurantes.



Starbucks no New York Center.



Alguns dos restaurantes do New York Center: Devassa e Applebee's.



Pizza Hut e loja de departamentos Leader no New York Center. 



À esquerda, o Outback do New York Center.



Interior do New York Center.


Fachada do New York Center.


Fachada do New York Center, centro comercial ao lado do Barra Shopping.


BARRA SHOPPING:


Bairro: Barra da Tijuca

Junto com o New York Center, o Barra Shopping forma um grande centro comercial e de lazer, um dos principais do Rio de Janeiro. E um dos mais completos também. São inúmeras lojas de importantes marcas, boliche, parque de diversão indoor, serviços diversos, centro médico, Mercado Praça XV (tradicional feira de rua indoor) e restaurantes de várias especialidades. O Barra Shopping ainda ganhou em 2014 uma sétima área de expansão, onde estão lojas de famosas marcas internacionais, como a Forever 21.


Praças de Alimentação do Barra Shopping.


Interior do Barra Shopping.


Interior do Barra Shopping.



Interior do Barra Shopping.


Interior do Barra Shopping.


A nova área de expansão do Barra Shopping.


A sétima área de expansão do Barra Shopping.


NORTE SHOPPING:

Bairro: Cachambi

O Norte Shopping talvez seja o shopping center mais completo do Rio de Janeiro. Tudo que você possa imaginar, este shopping tem: cinemas, teatro, boliche, patinação no gelo, shopping de móveis, supermercado etc. O único problema é que por ser tão bom e tão completo, ele vive cheio principalmente nos finais de semana. Em época de Natal, ele parece um formigueiro.


Interior do Norte Shopping.


Interior do Norte Shopping. Lojas de todos os segmentos, você acha neste shopping.


Interior do Norte Shopping.



Interior do Norte Shopping.



Interior do Norte Shopping. Esta é a parte aberta do shopping onde há vários restaurantes e cafés.



Restaurantes na parte aberta do Norte Shopping. Um espaço de descontração entre amigos e um ponto de descanso para o comprador.


SHOPPING BOULEVARD RJ:


Bairro: Vila Isabel

O Shopping Boulevard RJ (antes chamado de Shopping Iguatemi e de Boulevard Rio Shopping) é um centro comercial usado principalmente pelos moradores da Grande Tijuca. Não tem tanta variedade de lojas como o Shopping Tijuca, mas também tem a vantagem de ser bem mais tranquilo, principalmente seus cinemas. E em 2017 ganhou ótimos restaurantes, como o Outback, O Bom Galeto e o Restaurante Oliva


Interior do Shopping Boulevard RJ. 


Interior do Shopping Boulevard RJ. 


Praça de Alimentação do Shopping Boulevard RJ. 


Pátio central do Shopping Boulevard RJ, que abriga diferentes eventos, dependendo da época. Pode ser um parquinho de diversão, uma feira de livros, uma feira de artesanato com objetos de diversos países, decoração de Natal etc. 


Shopping Boulevard RJ - um shopping muito agradável. 


Interior do Shopping Boulevard RJ. 


Interior do Shopping Boulevard RJ. 


Pátio central do Shopping Boulevard RJ, que, por vezes, abriga eventos. Um deles foi a feira internacional de artesanato.


SHOPPING METROPOLITANO BARRA:

Bairro: Barra da Tijuca

O Shopping Metropolitano Barra é um dos mais novos shopping centers do bairro e do Rio. Não é tão completo quanto o Barra Shopping, mas tem muitas lojas também. Só acho que deveria haver mais restaurantes, mas aos poucos vem ganhando ótimos deles, como o Outback e o Benkei Asiático. Geralmente está tranquilo, sem aquele apinhado de gente em véspera de datas comemorativas que demandam compras, o que acontece no Barra Shopping. O Shopping Metropolitano tem um design muito bonito e moderno, tanto por dentro quanto por fora. Ele fica perto do Barra Music, no início da Avenida Ayrton Senna. Como a Barra tem crescido cada vez mais, ganhando novos prédios comerciais e residenciais, não é surpresa que este shopping veio atender a uma necessidade da região, e este é mais um entre outros que, não tenho dúvidas, ainda virão.


Fachada do Shopping Metropolitano Barra - mais uma excelente opção de compras no bairro. Tem amplo estacionamento, interno e externo.



Varanda panorâmica do Shopping Metropolitano Barra.



A ampla e bonita varanda do Shopping Metropolitano Barra.


Restaurante Benkei Asiático - Shopping Metropolitano Barra.


Praça de Alimentação do Shopping Metropolitano Barra, que tem um lindo painel nas paredes perto do teto, retratando um cenário tropical.



Uma obra de arte nas paredes da Praça de Alimentação do Shopping Metropolitano Barra.



O Rio de Janeiro retratado no painel ao fundo no Shopping Metropolitano Barra.



Praça de Alimentação do Shopping Metropolitano Barra.



Os espaçosos corredores do Shopping Metropolitano Barra.



Lojas de departamento, como a Renner, também estão presentes no Shopping Metropolitano Barra.



Interior do Shopping Metropolitano Barra e uma grande loja da Zara (à esquerda).



Interior do Shopping Metropolitano Barra, num dos corredores que levam à Praça de Alimentação.


VIA PARQUE:

Bairro: Barra da Tijuca


O shopping Via Parque é um dos preferidos dos moradores da Barra da Tijuca principalmente para os pais que levam seus filhos aos eventos infantis frequentemente promovidos pelo shopping. Também tem cinemas e todo o resto que um bom shopping center deve ter. Um dos bons restaurantes de lá é o Cervantes, famoso por servir o sanduíche preferido dos cariocas, conforme mostrei nesta postagem AQUI. Em 2014 passou por uma revitalização, que deixou sua fachada mais moderna.



A Praça de Alimentação do shopping Via Parque.


Lojas de diversas marcas conhecidas pelo grande público carioca estão no Via Parque.


Interior do shopping Via Parque, que frequentemente está assim, tranquilo.



Área de recreação das crianças no shopping Via Parque.



Interior do shopping Via Parque.



Interior do shopping Via Parque.


Shopping Via Parque: tranquilo, bonito e muito bom.

SHOPPING GRANDE RIO:

Município: São João de Miriti
O Shopping Grande Rio não está no município do Rio de Janeiro, mas não fica muito distante. Localizado em São João de Miriti, o shopping conta inclusive com um supermercado, o Extra. É também um ótimo centro comercial. Não é um shopping frequentemente visitado por turistas por ficar fora do município do Rio.



Fachada do Shopping Grande Rio.


Interior do Shopping Grande Rio.



O Shopping Grande Rio tem todas aquelas lojas já conhecidas de outros shoppings do Rio.


Interior do Shopping Grande Rio.



Praça de Alimentação do Shopping Grande Rio. Ela não é muito grande, por isso fica bem cheia nos fins de semana. 



Praça de Alimentação do Shopping Grande Rio.



Interior do Shopping Grande Rio. Grandes lojas como Casas Bahia, Renner, C&A, Lojas Americanas etc. estão lá.

SHOPPING VIA BRASIL:

Bairro: Irajá

O Shopping Via Brasil fica em Irajá, zona norte do RJ, fora do circuito turístico. A vantagem da localização deste shopping é estar entre as principais vias de acesso ao Rio, ou seja, a Avenida Brasil e a Rodovia Presidente Dutra. Então, quem está no caminho, este shopping é uma ótima parada para compras ou uma refeição. É um excelente centro comercial.


Fachada do Shopping Via Brasil.



Praça de Alimentação do Shopping Via Brasil.



Interior do Shopping Via Brasil.



Vista a partir da varanda do Shopping Via Brasil.



Interior do Shopping Via Brasil.



O bonito laguinho com peixes no interior do Shopping Via Brasil.

AMÉRICAS SHOPPING:

Bairro: Recreio dos Bandeirantes

O Américas Shopping é um shopping que ainda cheira a novo, pois foi inaugurado em abril de 2014. Por isso, tudo nele é lindinho. É também um shopping completo, oferecendo, entre outras coisas, cinemas, boliche e patinação no gelo. Muitos moradores do Rio ainda não o conhecem, mas, com certeza, é um dos mais agradáveis e bonitos da cidade.


Até os banheiros do Américas Shopping são muito bonitos. Sim, esta sala fica dentro de um dos banheiros femininos. 



Praça de Alimentação do Américas Shopping, que é bem grande.



Um dos corredores do Américas Shopping, com aquela tranquilidade que você geralmente encontra num centro comercial do Recreio dos Bandeirantes.



Interior do Américas Shopping.


SHOPPING JARDIM GUADALUPE:

Bairro: Guadalupe

O Shopping Jardim Guadalupe é outro centro comercial que está fora do roteiro de um turista no Rio, pois fica na Avenida Brasil, na zona norte do Rio. E por ficar distante do centro da cidade, é mais visitado pelos moradores do bairro e redondezas.   


Fachada do Shopping Jardim Guadalupe.



Praça de Alimentação do Shopping Jardim Guadalupe.



Simpática pracinha em frente a restaurantes, no Shopping Jardim Guadalupe.


No restaurante Botequim Informal do Shopping Jardim Guadalupe.



Interior do Shopping Jardim Guadalupe.



Interior do Shopping Jardim Guadalupe.

BARRA GARDEN:

Bairro: Barra da Tijuca

O Barra Garden, assim como o Barra Square, é um shopping pequeno e que atende principalmente aos moradores e trabalhadores da região. 


Interior do Barra Garden, que conta com jardins em sua decoração.


Interior do Barra Garden num domingo. Nesse dia, nem todas as lojas desse shopping abrem.


Interior do Barra Garden, um shopping pequeno, tranquilo e agradável. Conta também com pista de patinação no gelo.


Fachada do Barra Garden.


RIO DESIGN LEBLON: 

O Rio Design Leblon tem uma de suas entradas praticamente em frente ao Shopping Leblon. Pela proximidade, o Rio Design Leblon acaba perdendo muitos clientes para o outro shopping, que é muito maior. Mas, por outro lado, justamente por não ser tão concorrido, o Rio Design Leblon atrai aqueles clientes que preferem mais sossego, corredores mais vazios e restaurantes mais tranquilos. O shopping é bem pequeno. 


Esta é a entrada do estacionamento do Rio Design Leblon. O shopping tem manobrista, pois o carro é levado para um piso superior por meio de um elevador. 


Interior do Rio Design Leblon.


O Rio Design Leblon tem poucas lojas e são de marcas mais caras do que aquelas de lojas mais populares encontradas em grandes shopping centers.


Interior do Rio Design Leblon.



Interior do Rio Design Leblon. À esquerda, a loja Farm.


O subsolo do Rio Design Leblon conta com alguns restaurantes.



BOSSA NOVA MALL: 

O Bossa Nova Mall é um pequeno centro comercial localizado no revitalizado Aeroporto Santos Dumont. Foi inaugurado em 2015. Conta com algumas lojas (confira quais são no site do mall), entre elas a Forever 21, que ocupa lugar de destaque. O shopping tem uma pequena praça de alimentação (fast food), alguns restaurantes, e é ligado a um centro de convenções, um business center e o Prodigy Hotel. O mall é mais útil para os passageiros do aeroporto, pois, para o público em geral, os grandes shopping centers do Rio são bem mais interessantes e contam com as mesmas lojas (se não, quase todas). Para sua ida ao Bossa Nova Mall ter um sabor mais especial, programe-se para uma refeição no restaurante N6, que fica no terraço do Prodigy Hotel, ao lado do mall. O restaurante tem uma vista linda da Baía de Guanabara, com o Corcovado e o Pão de Açúcar acenando para você! E ainda será inaugurado outro restaurante ao lado do N6, com a mesma vista, o Xian. Aí, sim, depois de degustar uma boa comida e a bela paisagem, uma esticadinha ao Bossa Nova Mall pode ser a sobremesa desse passeio.
     
Uma parte do pátio do Bossa Nova Mall. 


Praça de alimentação do Bossa Nova Mall, com lojas como Burger King e Subway.


Estúdios de rádio, o FM Hall, do Bossa Nova Mall. 


Forever 21, no andar dos estúdios de rádio, no Bossa Nova Mall. Quem quiser fazer compras numa loja mais tranquila da Forever 21, esta é a melhor. E agora você ainda pode contar com o transporte do VLT, que tem parada no Aeroporto Santos Dumont.  


No térreo do Bossa Nova Mall, um restaurante de destaque é o Vamo. Segundo a propaganda do restaurante, ele é feito de carne e poesia. Para entender melhor o que querem dizer, é só ler as poesias escritas em suas portas de vidro.


Na varanda do restaurante N6, do Prodigy Hotel.

O restaurante N6 do Prodigy Hotel do Aeroporto Santos Dumont também tem salão coberto, mas com esta vista do Rio de Janeiro, a preferência de todos é ficar aqui. O N6 está aberto ao público em geral. Nesta postagem AQUI, eu mostro mais fotos do N6 e conto minha experiência no dia de minha visita ao local.


(Futuramente, outros shopping centers serão acrescentados.)

18 comentários:

Unknown disse...

Esqueceu dos Shoppings: Jardim Shopping Sulacap, Bangu Shopping, West Shopping Campo Grande, UCI Park Shopping Campo Grande.

Regina Helena disse...

Não me esqueci, não, Vitor. Nem desses nem de outros. Como disse na introdução da postagem, aqui ainda não se encontram todos os grandes shopping centers do Rio, pois irei acrescentando aos poucos conforme eu for visitando. Aqui só estão fotos tiradas por mim, então preciso de tempo de ainda ir visitar os demais. O Shopping de Madureira, por exemplo, eu já visitei, mas no dia que fui estava cheio demais e as fotos não ficaram boas. Ficou para próxima.

Anônimo disse...

Olá Regina

Alguns desses shoppings eu já visitei.
O Botafogo Praia tem uma vista insuperável!
Gostei também do Via Brasil. Quando vou de carro para o Rio dou uma parada por lá, nem que seja para um café na praça de alimentação. Na próxima devo levar meu neto; acho que ele vai se divertir vendo os peixes.
O Leblon é o preferido do meu filho, por causa dos chocolates da Beth Chocolates. Caros, mas uma perdição de deliciosos.
Gostei do seu blog. Vou consultá-lo mais vezes, e se você quiser posso dar algumas dicas, inclusive de shoppings daqui de São Paulo.
Parabéns pelo belo trabalho.

Almir Moreira

Regina Helena disse...

Almir, muito obrigada por seu comentário e pelas dicas dos chocolates no Shopping Leblon. Do jeito que sou curiosa, quando eu voltar lá, vou passar na loja, com certeza. E quando eu voltar a São Paulo, já sei quem vou poder consultar :-) Obrigada pela gentileza!

Anônimo disse...

Muito bom esse post, bem completo, obrigada!!

Regina Helena disse...

De nada! :-)

Anônimo disse...

Regina, o Park Shopping Campo Grande, é um shopping lindíssimo.
Se você for você não vai se arrepender.

Unknown disse...

Olá Regina.
Meu nome é Gabriel, e comecei um blog sobre viagens e shoppings.
Queria saber, quais shoppings vc podia recomendar para eu ir, shoppings q possam valer a pena a visita.
Desculpe te incomodar, agradecido.
Gabriel Silva

Regina Helena disse...

Obrigada pela sugestão do Park Shopping Campo Grande. Está na minha listinha para visitar. É que ele fica bem longe da minha casa e ando sem tempo. Mas um dia vou sim, pois já vi no site que ele é bem bonito mesmo. Valeu!

Regina Helena disse...

Oi, Gabriel. No Rio de Janeiro, recomendo o Riosul, o Barra Shopping, o Botafogo Praia Shopping (mais por causa da vista que se tem no terraço), o VillageMall (principalmente se a intenção for compras de luxo, mas, de qualquer maneira, o shopping é bem bonito), o Norte Shopping (pela variedade de lojas), Shopping Downtown (para oferecer uma opção de shopping aberto), Casa Shopping (se a intenção é mostrar móveis e decoração de alto padrão) e o Shopping Leblon (pelas marcas de grife e por ser um dos preferidos das "celebridades"). Abraços

Guilherme disse...

Impressionante sua disposição em realizar um verdadeiro "tour" pelos shopping centers cariocas.
Sou carioca e morador do Rio, e admito que não conheço alguns dos shoppings que visitou, tais como Via Brasil, Norte Shopping, Carioca Shopping, Ilha Plaza, Boulevard, Nova América, e outros nem mesmo sabia que existia, como Jardim Guadalupe.

Não tinha ideia de como a Zona Norte da cidade tinha tantos centros comerciais, mas acredito que deve-se a enorme população de seus bairros, municípios vizinhos da baixada, e também a inseguridade da região.

Aparentemente em uma viagem conheceu mais shoppings eu, morador da Barra, "rato de shopping center", rs.

Abraços!

Regina Helena disse...

Oi, Guilherme! Não conheci esses shopping centers numa viagem não. Sou portuguesa, mas sou moradora do Rio de Janeiro rsrsrs Aliás, sou mais brasileira do que portuguesa, pois, apesar de ter nascido em Portugal, cresci no Rio. Adoro frequentar os shoppings da cidade! Obrigada pelo comentário. Abraços.

Anônimo disse...

Bom dia !

Parabéns pela ideia e pelo trabalho executado, nota 10.
pois estou realizando uma pesquisa para o trabalho encontrei em suas postagens o que eu precisava, vamos repassar para família e amigos que sempre vem visitar a nossa cidade.
Golaço !

Bruno Maximiliano

Regina Helena disse...

Muito obrigada pelas palavras, Bruno! São comentários assim, como o seu, que me fazem ter mais alegria e disposição para continuar escrevendo para o blog! Seja sempre bem-vindo!

Luiz Alberto disse...

O seu artigo sobre shoppings do Rio está excelente. Obrigado.
Tenho uma dúvida: como vc conseguiu tirar fotos de dentro dos shoppings? A maioria deles não me deixa fotografar. Por exemplo, um responsável pela segurança do Boulevard Rio disse que era proibido tirar fotos lá, e até fiquei chateado. Como vc conseguiu autorização?

Regina Helena disse...

Luiz, nunca pedi autorização para tirar fotos dentro dos shoppings. Mas eu procuro sempre ser discreta (ultimamente tenho usado somente o celular) e evito tirar fotos com outras pessoas na frente ou então tiro quando elas estão de costas, mas muitas vezes isso é impossível. Somente uma vez no Shopping Carioca é que um segurança disse que eu não poderia tirar fotos do interior, a não ser se eu estivesse na foto. Em um shopping em Buenos Aires, um segurança também me disse a mesma coisa. Então, eu sempre procuro aparecer na foto. Isso eu acho que eles não podem proibir. E quando eu quero fotografar dentro das lojas, eu sempre peço permissão na hora aos vendedores. E sempre me permitiram. Um abraço!

Maitcha disse...

Adoreia postagem, mas faltou colocar os endereços. Sem os endereços, temos que ir fazendo uma lista e depois sair procurando os endereços. Desculpe, mas acho que houve essa falha. Dá para acrescertar e, de preferência logo abaixo dos nomes dos shopings? Obrigada,

Regina Helena disse...

Olá, Maitcha. Obrigada pelo seu comentário. Realmente, da forma que você sugeriu, a postagem ficaria mais completa. Porém, infelizmente, não tenho tipo tempo de acrescentar informações complementares, tais como endereços, pois eles podem ser facilmente adquiridos pelo leitor ao clicar nos links (repare que eu inseri o link nos nomes de cada shopping, assim levando o leitor direto para o site do shopping de interesse). Eu somente escrevo nas minhas horas vagas e elas têm sido cada vez mais escassas... Um abraço.