LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE: ROTEIRO DE UM DIA

Uma viagem a Natal não é completa sem os passeios mais cobiçados a partir da capital, tanto no litoral norte quanto no litoral sul. Não que Natal não tenha atrações o suficiente para satisfazer o turista, mas é que o litoral do Rio Grande do Norte é tão lindo e tão fácil de se percorrer em um par de dias que seria muita pena o turista não se dar essa chance. Entretanto, é claro que em dois dias você não conhece todo o litoral, mas consegue ver muitas praias lindas. O ideal, que nem sempre é o possível para o turista, é aproveitar cada praia com tempo para relaxar durante algumas horas. Mas, acredite, só ao serem apresentados a algumas delas, seus olhos já vão lhe agradecer muito! E sempre há tempo de escolher uma praia para ficar cerca de uma horinha durante o tour de um dia, num bate-volta a partir de Natal. Eu escolhi ficar essa "horinha" na Lagoa de Arituba porque foi tipo amor à primeira vista. 

O roteiro do litoral sul a partir de Natal costuma fazer a primeira parada na Barreira do Inferno e a última no Chapadão. O Chapadão é para fechar o tour com chave de ouro! A badalada Praia do Centro (Praia da Pipa) costuma ser incluída, mas vou ser sincera e dizer que não foi a minha preferida. Porém, tenho um desejo muito grande de, se um dia eu voltar a Natal, poder ficar hospedada na Avenida Baía dos Golfinhos (que fica perto da Praia da Pipa) por uns dois dias para curtir a noite nessa avenida, que é o centro bem bacaninha da região, e poder fazer passeios de bugue a praias próximas dali. Ou talvez também fizesse passeios de lancha embarcando na Praia do Centro ou na Praia do Giz. Enfim, o melhor mesmo para quem dispõe de tempo é ficar hospedado uns diazinhos em Pipa (nome dado ao vilarejo). E é o que muitos fazem. Como eu só tive três dias inteiros livres (geralmente não contabilizo os dias de chegada e saída), fiz o mais lógico: um dia para a capital potiguar, um dia para o litoral sul e um dia para o litoral norte. E valeu muito a pena! Foi uma das viagens ao Nordeste mais bacanas que já fiz.          

Muitas agências de turismo em Natal oferecem passeios ao litoral sul do RN com roteiros bem parecidos. Esse passeio pode ser feito de bugue (o mais procurado veículo para passeios turísticos em Natal), mas deve ser um tanto cansativo, pois o bugue só alcança a beira-mar depois de um grande trajeto pelo asfalto. Então vai ser muitas horas de vento na cara e bumbum dolorido. Não aconselho. Muito melhor fazer de van (se for por uma agência de turismo), de carro alugado ou de táxi. Nós fomos de táxi e valeu super a pena. Primeiro porque você escolhe onde quer parar e quanto tempo quer ficar em cada lugar, segundo porque você conta com a experiência de um motorista que conhece a região como a palma da mão (muito melhor do que depender de um GPS). Mas não pegue um táxi qualquer. Peça por uma indicação na recepção do seu hotel, pois o melhor é que seja um motorista de confiança e que já tenha experiência com esse serviço. E acerte o preço antes. Nós ficamos muito satisfeitos com os serviços prestados pelo nosso motorista, o Antônio, que conhecemos no hotel onde nos hospedamos, o Quality Suítes. Ele nos cobrou 260 reais pelo passeio, mas disse que era um valor promocional (acho que porque aquela semana estava com dias bem nublados, com ameaças constantes de chuva). Mencionei o valor só para dar uma noção do custo, mas lembre-se de que corresponde ao mês de janeiro de 2014. Deixo os telefones do Antônio aqui para quem se interessar: (84) 9624-6521 / (84) 8602-6681.

Os roteiros ao litoral sul do RN a partir de Natal costumam começar às 8 da manhã e terminar às 5 da tarde.  

Vamos, então, começar a ver em detalhes como foi este nosso tour pra lá de bom?



Barreira do Inferno:

A primeira parada de nosso tour foi no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (ou, simplesmente, "Barreira do Inferno"), que fica no município de Parnamirim, o mesmo do Aeroporto Internacional de Natal (Augusto Severo). Isso mesmo, o aeroporto de Natal não fica na cidade de Natal, mas fica próximo, a 18 km. Na foto, lançadores originais e réplicas dos foguetes.


A Barreira do Inferno, fundada em 1965, é a base da Força Aérea Brasileira para lançamento de foguetes. O nome "Barreira do Inferno" foi dado pelos pescadores da região, que, ao retornarem do trabalho no final da tarde, viam o reflexo do sol nas falésias da base, o que as deixava bastante avermelhadas.



A Barreira do Inferno foi a primeira base aérea de foguetes da América do Sul, o que explica o fato da cidade de Natal ser chamada de Capital Espacial do Brasil. Conforme nos diz o site do Centro, a instituição "tem por finalidade executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como executar os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica [...]”. A visita que fizemos aqui foi rápida, basicamente para tirarmos fotos de algumas das peças do acervo do Centro expostas neste pátio externo que se vê na foto.


Praia de Cotovelo:


A Praia de Cotovelo, que também fica no município de Parnamirim, foi a primeira praia na qual paramos. De cara, adoramos! Afinal, o visual é de falésias de um lado e dunas do outro.


Do lado esquerdo, as dunas da Praia de Cotovelo.


A Praia de Cotovelo é muito tranquila e, com certeza, poderia ser uma daquelas na qual passaríamos algumas horas de nosso dia se tivéssemos mais tempo em Natal.


Cajueiro de Pirangi:


Depois da Praia de Cotovelo, fomos ver o maior cajueiro do mundo, que fica na Praia de Pirangi do Norte. Além do cajueiro, Pirangi também tem piscinas naturais. A Praia de Pirangi é muito procurada pelos praticantes de windsurfe e kitesurfe. Esta é a entrada do complexo do Cajueiro de Pirangi. 


O complexo do Cajueiro de Pirangi possui banheiros e muitas barracas que vendem artesanato local, saídas de praia, entre outros artigos.


Não deixe de subir neste mirante de 10 metros de altura, que fica logo na entrada do parque. Daqui se vê bem a extensão do gigante cajueiro, que ocupa um quarteirão inteiro! São 8.500 metros quadrados de copa. Esta árvore tem aproximadamente 120 anos de existência. 


O maior cajueiro do mundo é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. O fato do cajueiro ter entrado, em 1994, para o Guiness Book aumentou ainda mais o turismo para cá. É a maior árvore frutífera do mundo. A poda do cajueiro está proibida desde 2000.


Você anda pelas passarelas do parque, apreciando a quantidade de troncos e galhos que se esparramam por todos os lados.


Tantos troncos e galhos e nenhum caju nós vimos rsrsrs A explicação de um guia local é de que a safra tinha terminado. No final do rolé por aqui, não se esqueça de tomar um refresco de caju na saída do parque. Perguntei se o refresco era preparado com o caju deste cajueiro e, para minha surpresa, não era. Mesmo sem ter visto ou sentido o gosto de um único caju daqui, a visita valeu muito a pena! É impressionante ver como uma árvore pode crescer tanto sem parar! O tempo médio de visita aqui é de 30 minutos.       


Praia de Búzios:


Depois do Cajueiro, rumamos para a Praia de Búzios, que já fica em outro município, o de Nísia Floresta. Nosso motorista parou em frente a este restaurante, o Cantinho do Caranguejo. Não preciso nem dizer que a especialidade deste restaurante é o caranguejo, né? Pois é, eu não gosto de caranguejo, mas dizem que os que são preparados aqui são muito bons. Para quem adora caranguejo e praia, a Praia de Búzios pode ser a ideal para o dolce far niente.


Olha só o tanque de caranguejos que há em frente ao restaurante Cantinho do Caranguejo. Foi por isso que o nosso motorista parou neste ponto da praia, para vermos esta "atração". Eu sinto dó de ver os bichinhos presos assim, além de nervoso de vê-los se mexendo rsrsrs 



Mas vamos falar da praia, que é o que interessa. A Praia de Búzios fica entre as praias de Pirangi do Sul e de Tabatinga e, como pode se ver ao longe, também tem dunas.


A Praia de Búzios é uma praia de vento e ondas fortes.


Apesar de eu ter gostado muito da Praia de Búzios, não foi a que mais me encantou neste tour do litoral sul do RN. Prefiro aquele mar tipo piscina, o que não foi possível encontrar, pelo menos, neste trecho. Fui numa sexta-feira de janeiro e achei a praia muito tranquila. 


O que eu mais gostei na Praia de Búzios do RN foram suas inúmeras barracas e espreguiçadeiras/cadeiras na areia (e não enfeiam o cenário), que são um convite para degustar a vista junto com alguns petiscos e uma água de coco bem gelada e docinha! 


Mirante dos Golfinhos:

Nossa parada seguinte foi no Mirante dos Golfinhos, em Tabatinga.


As pessoas param aqui, no Mirante dos Golfinhos, para ver os golfinhos dando seus saltos na Baía dos Golfinhos, isto é, se elas tiverem a sorte de presenciarem essa cena. Nós não tivemos; só conseguimos avistar as costas de alguns deles durante seus mergulhos. Aqui ao lado, há um restaurante, então quem sabe se tivéssemos ficado mais um tempinho lá, não teríamos visto mais do que um pedacinho do corpicho desses mamíferos? Mas a verdade é que não dava para ficar esperando muito por um espetáculo que talvez não acontecesse, então ficamos só uns vinte minutos, tempo suficiente para apreciar outro tipo de espetáculo: o da paisagem. Afinal, o Mirante dos Golfinhos é emoldurado por dunas de um lado...



... e por falésias do outro.


Até tentei fotografar as aparições dos golfinhos, mas nem um pontinho preto nas águas consegui capturar. Eles são muito ligeiros.


As dunas vistas a partir do Mirante dos Golfinhos.


Lagoa de Arituba:

Depois da tentativa frustrada de ver golfinhos saltitantes, fomos à Lagoa de Arituba, em Nísia Floresta, que fica entre as praias de Camurupim e Barra de Tabatinga.


A Lagoa de Arituba é perfeita para se passar o dia com crianças, pois ela não é funda e ainda pode-se fazer passeios de caiaque ou de pedalinho. Há muitas barracas que vendem petiscos diversos (camarão nunca fica fora do cardápio) e muitos quiosques na areia.


Os pedalinhos da Lagoa de Arituba. 


A Lagoa de Arituba atrai crianças e adultos, tanto que foi aqui que resolvemos passar mais tempo. Ao invés de escolhermos o mar de alguma praia do litoral sul para nos banharmos, escolhemos a lagoa de água doce.


A água da Lagoa de Arituba é uma delícia. Estava o maior calor neste dia, então não dava vontade de sair de lá. Era uma sexta-feira de verão e a lagoa estava razoavelmente tranquila. Mas dizem que ela fica lotada aos domingos, com toda aquela algazarra de crianças. Então, melhor evitar esse dia se quiser mais tranquilidade.


Uma água de coco e um mergulho na Lagoa de Arituba. Quem vai?


Mirante da Lagoa de Guaraíras:

Depois de curtirmos a Lagoa de Arituba por cerca de uma hora, paramos aqui por alguns minutos, no Mirante da Lagoa de Guaraíras. Essa lagoa é uma das principais atrações de Tibau do Sul, município que tem como uma de suas principais atividades econômicas a carcinicultura (criação de crustáceos). Pela Lagoa de Guaraíras, barcos e lanchas fazem passeios e há roteiros que saem de Pipa. Dizem que a Lagoa de Guaraíras é um ótimo lugar para ver golfinhos.



Praia de Tibau do Sul:

Seguimos depois para a Praia de Tibau do Sul, que tem vista para a Lagoa de Guaraíras e para o mar. 



De todas as praias em que estivemos neste roteiro do litoral sul do Rio Grande do Norte, a de Tibau do Sul foi a que achamos mais bonita! E este quebra-mar é o seu diferencial.


A tranquilidade da Praia de Tibau do Sul foi uma das coisas que mais me atraíram. Bem diferente da Praia do Centro (Praia da Pipa). 


Para mim, é uma terapia ouvir as ondas batendo nas pedras.


Aqui, nas piscinas naturais da Praia de Tibau do Sul, o paraíso das crianças.


Deste lado, ficam muitas barracas e cadeiras com serviço de bar na Praia de Tibau do Sul.


Ao fundo, as falésias e as dunas vistas a partir da Praia de Tibau do Sul. Esta praia é linda, não deixe de vir aqui!


Mirante de Cacimbinhas:


No caminho para a Praia do Madeiro, paramos sobre estas falésias, que formam o Mirante de Cacimbinhas. Daqui temos uma linda vista das praias de Cacimbinhas e do Madeiro. 


Porém, mais do que a vista das praias, o que eu mais gostei foi a vista das próprias falésias.


Não é incrível ver a estrada no meio de dunas e falésias? Não deixe de vir ao Mirante de Cacimbinhas!


Praia do Madeiro:

Depois, hora de conhecer a Praia do Madeiro! Ela também é chamada de Praia dos Golfinhos e é uma das melhores atrações do litoral sul do Rio Grande do Norte. Para ter acesso a ela, é preciso descer uma escadaria de 169 degraus. Então, fôlego e vamo que vamo!


Na Praia do Madeiro, à direita, temos a presença de uma bela falésia.


E, à esquerda, ficam as dunas. Eu achei a Praia do Madeiro um lugar muito gostoso para se ficar, pena que nossa passagem aqui teve que ser rápida porque não dá para "acampar" em todas as praias em um único passeio, né? Mas o que me deixou mais chateada foi ter sabido por uma senhora que encontramos aqui que os golfinhos tinham acabado de dar o maior show naquele mar!!! Coisa de uns 10 minutos mais cedo. Por tão pouco tempo perdemos esse espetáculo...


Pela foto, já dá para ver que a Praia do Madeiro é muito boa para os surfistas. 


E, como não poderia deixar de ser, muitas cadeiras para você se sentar debaixo dos guarda-sóis e para ser atendido pelos rapazes dos bares que oferecem opções de bebidas e petiscos. 


A Praia do Madeiro também pertence ao município de Tibau do Sul. Lugarzinho abençoado por Deus, né?


Hora de voltar a enfrentar os 169 degraus novamente. Dessa vez subindo, o que é bem pior. Mas valeu a pena a visita, apesar do pouco tempo que tivemos.


Avenida Baía dos Golfinhos:

Esta é a Avenida Baía dos Golfinhos, no centro de Pipa. Pipa fica também no município de Tibau do Sul. Na Avenida Baía dos Golfinhos, há muitas lojas, restaurantes, bares e pousadas. Entre as pousadas, lá fica uma das melhores do país: a Toca da Coruja (Membro da Associação Roteiros de Charme). Podendo, hospede-se lá, pois melhor opção em Pipa, não há. 


Passamos pela Avenida dos Golfinhos somente de passagem e dentro do táxi, no caminho para a praia. Do carro, já deu para ver que o gostoso mesmo é poder ficar hospedado por aqui um par de dias, pelo menos. A avenida é um centrinho bem movimentado e animado, principalmente à noite, quando todos já voltaram da praia.


Praia da Pipa/Praia do Centro:

Depois de passarmos pela Avenida dos Golfinhos, chegamos à Praia do Centro, que é a Praia da Pipa. De cara achei a praia cheia demais para o meu gosto, bem diferente das outras que havíamos visto até então.


Pipa é uma das praias mais visitadas do Brasil, por isso muitos turistas se hospedam aqui em sua viagem ao Rio Grande do Norte. Agora, uma pausa para entender que região afinal é Pipa, o que muitas vezes me causou confusão. Pipa é apenas o nome da Praia do Centro, porém acabou sendo usado para se referir a todo o vilarejo.   


A Praia do Centro é para quem prefere o agito, pois, pela quantidade dos guarda-sóis na areia, vemos que a galera se concentra aqui. 


A Praia da Pipa foi descoberta por surfistas na década de 70 e tornou-se famosa desde então. Há muitos bares e restaurantes ao redor.


Praia da Pipa - diversão para toda a família!

Chapadão:

Depois fomos ao Chapadão (uma falésia de tom bem avermelhado), onde terminou nosso tour. O Chapadão é simplesmente lindo, pois, além da beleza própria da falésia, o lugar é um mirante da Praia do Amor. Não deixe de vir aqui! Para mim, foi o lugar mais especial deste tour ao litoral sul. Muita gente vem para o Chapadão no fim da tarde para ver o pôr do sol, momento esse que não presenciei, mas posso imaginar o quão especial deve ser.


Nosso táxi parado em cima da falésia do Chapadão. Os veículos param todos aqui.


Esta paisagem, da Praia do Amor, a partir do mirante do Chapadão, foi uma das mais lindas que já vi. À Praia do Amor (adorada pelos surfistas) você tem acesso descendo umas escadas bem irregulares esculpidas nas falésias. Nós não tivemos tempo de descer lá, mas só a vista que tivemos daqui, do Chapadão, já valeu tudo. Vista de cima, a Praia do Amor lembra o formato de um coração.


O Chapadão também pertence ao município de Tibau do Sul. Já deu para perceber por que ele é um dos municípios mais visitados do Rio Grande do Norte, né?



Meditando no Chapadão.


As formas esculpidas na falésia são uma verdadeira obra de arte da natureza. Não me cansei de tirar fotos aqui. Para quem saca de fotografia, não pode perder este cenário, pois, com um pouco de criatividade, as fotos devem ficar lindas! 


Chapadão, litoral do Rio Grande do Norte. 



Segurando o chapéu para não deixá-lo voar. Gente, venta muito aqui!


Esta é a Pedra do Moleque, vista de cima do Chapadão. Por causa desta pedra, que existe no canto direito da Praia do Amor, o vilarejo se chama Pipa. É que os portugueses quando  avistaram a pedra em formato de barril (ou pipa) deram o nome de "Pipa" ao vilarejo. Esta pedra divide a Praia do Amor da Praia das Minas, onde há desova de tartarugas marinhas.   

No mirante do Chapadão.


Tive muita vontade de sentar como esse homem, mas a vertigem não deixou. Iria ser emocionante, mas não rolou...




Este vídeo mostra um pouquinho deste nosso tour no litoral sul do Rio Grande do Norte. Do Chapadão é que quase não aparece nada, mas é que a máquina tremeu muito por causa do vento.



E fica aqui uma promessa. A próxima vez que eu for ao Rio Grande do Norte, verei golfinhos!!! E quem sabe até nadarei com tubarões? (Para quem não sabe, a companhia dos tubarões é possível no Aquário de Natal.)

Veja também as seguintes postagens:

* Natal